19 de março de 2024
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

Prova Ciclística Internacional 9 de Julho abre as inscrições de sua 71ª edição

Prova reunirá ciclistas de três categorias e as inscrições deverão ser feitas até o dia 12 de junho

A tradicional Prova Ciclística Internacional 9 de Julho está com as inscrições abertas para a sua 71ª edição. Atletas aspirantes, federados e de Elite, Masculino e Feminino, podem confirmar presença no site oficial da prova. O valor é R$ 195,00 e as inscrições deverão ser feitas até 12 de junho, ou quando o limite de 4 mil participantes for alcançado.

Assim como no ano passado, os participantes deverão obrigatoriamente comparecer à Fundação Cásper Líbero (Av. Paulista, 900) para o Congresso Técnico e a retirada dos kits nas datas e horários a serem divulgados pela organização.

Tradicionalmente realizada no dia 9 de Julho, neste ano, a Corrida será disputada no domingo pela manhã e percorrerá algumas das principais ruas e avenidas da capital paulista. A largada e a chegada acontecerão na Avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club de São Paulo.

Os ciclistas passarão por alguns dos principais parques da cidade, como Ibirapuera, Povo e Villa Lobos, além das pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim, e avenidas Juscelino Kubitschek, República do Líbano e Pedro Álvares Cabral, entre outras.

Ciclistas das categorias Aspirantes / Amadores durante a edição 2016 da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho - Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press
Ciclistas das categorias Aspirantes / Amadores durante a edição 2016 da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho – Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

O pelotão de aspirantes vai abrir a disputa, com largada às 6h45 e um circuito de 28,3 km a ser concluído em até 1 hora. A elite masculina sairá às 8h e terá que completar o percurso de 96,4 km, sendo uma volta de 28,3 km e três voltas de 22,7 km de acordo com trajeto programado. Logo em seguida, às 8h02, os atletas federados irão percorrer os mesmos 96,4 km. O pelotão feminino terá a largada às 8h05 e percorrerá o trajeto de 73,7 km, com uma volta a menos do que o masculino.

A Prova Ciclística 9 de Julho é uma das principais atrações do calendário esportivo da cidade de São Paulo e a cada ano vem registrando novos feitos. O ano de 2015 marcou a volta da Prova às ruas de São Paulo. Em 2016, alcançou o número de 2.129 participantes e, com isso, passou a ser a prova ciclística com o maior número de participantes no Brasil.

Na edição passada, Joel Prado Júnior (Green Bike/Piracicaba ) garantiu o bicampeonato, enquanto, entre as mulheres, a paranaense Daniela Lionço (Funvic Soul Cycles/São José dos Campos), levou a melhor e conquistou o primeiro título na tradicional disputa. Joel cumpriu o percurso de 96,4 km com o tempo de 2h06min47seg, enquanto Daniela marcou 2h15min27seg para os 73,7 km.

Sobre a Prova

Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do esporte brasileiro. O evento tornou-se um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e equipes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Em 2016, a “9 de Julho” passou a ser a Prova Ciclística com o maior número de participantes no Brasil, com o total de 2.129 competidores.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização