26 de abril de 2024

Bridgestone desenvolve roda que dispensa o uso de ar nos pneus

Desenvolvida originalmente para o uso em automóveis, tecnologia “Air Free Concept” chega ao mundo das bicicletas para acabar com problemas de furos

Reconhecida internacionalmente como um dos maiores fabricantes de pneus do mundo, Bridgestone Corporation, anunciou esta semana que está em vias de produzir uma nova geração de pneus para bicicletas que dispensa o uso de ar comprimido em seu interior.

Originalmente projetada para a utilização em automóveis de passeio, a tecnologia Air Free Concept, desenvolvida em parceria com a Bridgestone Cycle, utiliza lâminas flexíveis de termoplástico em substituição ao ar comprimido, o que torna as rodas equipadas com este sistema virtualmente a prova de furos.

Além da vantagem óbvia de não necessitarem ter seu pneus inflados, as roda que fazem uso da nova tecnologia são construídas com materiais reciclados – incluindo a borracha dos pneus -, o que garante um menor impacto ambiental. Além disso, graças a seus atributos, os novos pneus de bicicletas poderão contar com uma maior flexibilidade de design. Por outro lado, por não contar com ar comprimido em seu interior como nos pneumáticos comuns, não existe a possibilidade de ajuste de dureza.

De acordo com a Bridgestone, os primeiros exemplares de rodas com a tecnologia Air Free Concept deverão chegar ao mercado a partir de 2019.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização