25 de abril de 2024

Tecnologia permite acionar eletronicamente transmissões mecânicas de bicicletas

Compatível com grupos Shimano e SRAM, dispositivo Archer D1X permite controlar remotamente o câmbio traseiro de transmissões de coroa única

O fabricante de componentes para bicicletas Archer apresentou esta semana um novo dispositivo eletrônico que permite acionar remotamente câmbios de transmissão mecânicos.

Composto por um trocador de marchas e um pequeno motor de acionamento remoto, o Archer D1x permite converter praticamente qualquer modelo de transmissão mecânica para bicicletas em um sistema híbrido, solução de compromisso em alternativa à aquisição dos ainda caros grupos inteiramente eletrônicos, como o Shimano Di2 e o SRAM eTap.

Asim como no sistema XShifter desenvolvido pelo ex-engenheiro da SRAM Paul Gallagher, o Archer D1x utiliza a tecnologia Bluetooth para conectar o trocador de marchas remoto no guidão da bike para acionar um pequeno motor, instalado no chainstay do quadro por meio de tiras de velcro e que se encarrega de puxar ou liberar um pequeno pedaço de cabo de aço responsável pelo acionamento do câmbio traseiro.

De acordo com a Archer, a adoção do sistema permite eliminar peso com a remoção de cabos e conduítes, o que garante também um visual mais limpo da bicicleta. Além disso, o fabricante afirma que o D1X permite uma troca de marchas até 50% mais rápida em comparação com uma transmissão totalmente mecânica.

Tanto o trocador quanto o motor de acionamento do câmbio utilizam baterias de lítio-íon recarregáveis, com autonomia de até 1.000 trocas de marcha, variáveis de acordo com o câmbio utilizado. Via de regra, câmbios com molas mais duras necessitam de maior energia para serem acionados.

Segundo seus desenvolvedores, o sistema permite uma rápida instalação, mesmo quando realizada por pessoas com pouca experiência e pode ser ajustado via aplicativo em um smartphone, o que garante sua compatibilidade com praticamente qualquer modelo de câmbio disponível no mercado.

A versão final do dispositivo deverá chegar às lojas a partir de junho e contará com trocador de marcha com ajuste remoto da tensão do cabo (simulando o dial de tensão do conduíte, presente nos trocadores comuns), o que permite um ajuste fino sem a necessidade de descer da bike.

No total, o Archer D1x pesa apenas 125 gramas e seu preço médio de venda do conjunto será de 350 euros (cerca de 1.180 reais).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização