29 de março de 2024

HellKat e Helldiver, os novos pneus da Kenda para uso em Downhill

Desenvolvidos para enfrentar as duríssimas provas da Copa do Mundo de DH, novos modelos contam com exclusiva proteção tripla contra furos

O fabricante taiwanês Kenda anunciou o lançamento de uma nova linha de pneus para bicicletas voltado para o uso em competições de Freeride e Downhill, cujo principal diferencial é utilizar uma exclusiva tecnologia de proteção contra furos que não interfere significativamente em seu peso final.

Composta por dois modelos – HellKat e Helldiver -, a nova linha Advanced Gravity conta com um sistema de tripla proteção para evitar a ocorrência de furos e cortes em sua banda de rolagem e em suas laterais.

A nova tecnologia foi desenvolvida originalmente para o uso na Copa do Mundo de DH, onde foi exaustivamente testada pelos medalhistas Mick e Tracy Hannah, da equipe Polygon-UR Racing Team. Composta por três tipos de proteção, conta com uma malha de fibras de aramida na parede lateral do pneu (em marrom, na ilustração abaixo), uma manta de ferro na banda de rolagem e um reforço de apex em suas bordas que evita que o pneu ‘desembeice’ do aro da roda quando se utiliza pressões baixas no mesmo.

Kenda Vector Shield – Desenvolvida pela Kenda North America, a Kenda Vector Shield ou simplesmente KVS é uma manta de aramida tecida e vulcanizada nas paredes laterais do pneu, que proporciona um nível de proteção e resistência a cortes e furos 285% superior que os materiais comumente utilizados no mercado, sem aumento significativo de peso. O resultado é um pneu resistente e em média 200 grama mais leves que um pneu tradicional de Downhill.

O uso do material possibilita, segundo o fabricante, trabalhar com pressões de ar mais baixas, o que aumenta a tração do pneu sem o risco de furos.

Iron Cloak Belt – A proteção da banda de rolagem do pneu é garantida por uma fina, porém resistente manta de ferro flexível, construída diretamente abaixo do composto de borracha de forma otimizar a proteção com um mínimo de acréscimo de peso.

Benefícios: Maior resistência a furos e redução da ocorrência de deformações na carcaça do pneu.

Composto de dupla camada – Evolução do Race Stick-E Rubber, o novo composto de borracha RSR utiliza uma camada interior mais rígida e resistente, em conjunto com uma camada externa mais macia, de maior agarre e retorno mais lento ao seu formato original. O resultado é um composto que proporciona controle e tração sem precedentes e com maior durabilidade que os modelos anteriores.

Linha Advanced Gravity

A nova linha é composta pelos modelos Hellkat e Helldiver, cujo principal diferencial é o tamanho e o espaçamento de seus cravos.

HellKat

Kenda HellKat

Desenvolvido para uso em DH, o novo Helkat é o modelo mais versátil da linha, podendo ser utilizado em uma ampla gama de condições de terreno. caracteriza-se por seu excelente controle nas freadas e por sua tração nas curvas. O nível de dureza do composto utilizado é de 60 tpi e seu peso aproximado é de 1.170 gramas.

Helldiver

Kenda Helldiver

Com seu perfil de tacos rebaixado, este pneumático é versátil e muito rápido, podendo ser uma boa opção de uso em circuitos de alta velocidade e em DH urbano. Desenvolvido para rodar por pistas secas e poeirentas, utiliza um composto de 60 tpi e tem o peso total de 1kg.

Preço e disponibilidade – Ambos modelos serão disponibilizados em versões de arame ou kevlar tubeless ready, ao preço de 85 dólares (Helldiver) e 80 dólares (Hellkat) e estarão disponíveis no mercado norte-americano a partir de maio. De acordo com o fabricante, uma versão dos pneus para uso em Enduro deverá ser disponibilizada nos próximos meses.

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