25 de abril de 2024

Santa Cruz traz o formato de roda 29 polegadas para o Downhill

Última disciplina do mountain bike a resistir ao formato de rodas grandes verá a estreia da nova V10 29er do campeão sul-africano Greg Minaar neste fim de semana

Uma das equipes de Downhil mais conhecidas e respeitadas do mundo, a Santa Cruz Team Syndicate, anunciou que utilizará pela primeira vez na história uma bicicleta com rodas tamanho 29 polegadas nos circuitos da Copa do Mundo de DH.

Desde que explodiu comercialmente, o formato de rodas 29 polegadas invadiu praticamente todas as disciplinas do mountain bike, como o XC  e o Trail. Nas categorias mais ‘gravitacionais’, por outro lado, como no Freeride e no Downhill, o formato nunca encontrou grande aceitação em relação às mais ágeis rodas aro 26″.

Para a estreia na etapa inicial da Copa do Mundo de DH que será realizada neste fim de semana em Lourdes, na França, a equipe liderada pelo campeão mundial Greg Minaar utilizará uma nova versão da consagrada bicicleta Santa Cruz V10, totalmente remodelada para receber rodas 29″.

Como era de se supor, o diâmetro maior das rodas não será a única novidade na nova V10 29er do Team Syndicate. Tanto o triângulo traseiro quanto seu amortecedor foram totalmente remodelados, com curso que poderá variar entre 190 a 210mm, de acordo com as características do terreno da prova. Além disso, A parte dianteira da bike contará com um novo modelo de garfo Fox 40, para rodas aro 29″, que deverá ser comercializado ao público a partir do ano que vem.

Segundo a Santa Cruz, o novo modelo responde aos anseios de Greg Minaar e dos demais membros da equipe, que durante a participação do Enduro World Series disputado em Finale Ligure, em outubro de 2016, perceberam que suas Santa Cruz Hightower de 29 polegadas, desceram muito mais rápido que as bikes com rodas de formato intermediário 27.5″.

Resta saber se, em um mercado dominado por modelos de 26 e 27.5 polegadas, a nova Santa Cruz V10 29er encontrará seu nicho.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização