18 de abril de 2024

SRAM reformula sua linha de freios a disco Code para Downhill

Novo reservatório de óleo 30% maior que o modelo anterior e pistões redimensionados resultam em maior poder de frenagem

Líder no seguimento de componentes para bicicletas, a marca estadunidense SRAM apresentou esta semana a nova linha Code 2018 de freios a disco hidráulicos. Destinado aos seguimentos ‘gravitacionais’ do MTB, como o Enduro, o Freeride e o Downhill, a nova linha foi totalmente reformulada em relação aos modelos anteriores.

Entre as principais novidades está a adoção de um reservatório de fluido hidráulico DOT 5.1 com capacidade 30% maior e a utilização de pistões de maior diâmetro em suas pinças, o que garante um maior poder de frenagem e uma dissipação de calor mais eficiente.

A manutenção dos freios ficou facilitada pela adoção de uma nova porta de sangria de óleo denominada Bleeding Edge e o uso de rolamentos selados na articulação das manetes de acionamento.

Como não poderia deixar de ser em um freio destinado a ser utilizado em condições extremas, a nova linha conta ainda com sistema de quatro pistões de acionamento das pastilhas, além das possibilidades de ajuste da distância das manetes em relação ao guidão, posicionamento e modulação das pastilhas.

A nova linha 2018 dos freios a disco SRAM Code é composta por dois modelos, descritos a seguir:

SRAM Code RSC

SRAM Code RSC
SRAM Code RSC

O modelo topo de linha conta com manetes e corpo em liga de alumínio, nova pinça monobloco em alumínio forjado, com 4 pistões em resina plástica fenólica e um peso declarado pelo fabricante de 443 gramas (sem o rotor). Compatível com rotores (discos) de 160, 170, 180 e 200 milímetros de diâmetro, o novo modelo chega às lojas ao preço médio de 244 dólares cada (incluindo o rotor Centerline.

SRAM Code R

SRAM Code R

Modelo de entrada da coleção, conta com manetes e corpo de alumínio, nova pinça monobloco em alumínio forjado com 4 pistões e peso declarado de 443 gramas (rotor não incluso). Seu preço médio de mercado é de 154 dólares e é compatível com rotores de 160, 170, 180 e 200 milímetros de diâmetro.

Especificações técnicas

  Code RSC Code R
Peso 443g 443g
Tecnologias SwingLink, Expandable Bladder, Timing Port Closure, Lever Pivot Bearings, Bleeding Edge, Heat Shield DirectLink, Expandable Bladder, Timing Port Closure, Bleeding Edge, Heat Shield
Manetes Alumínio forjado Alumínio forjado
Rotor CenterLine CenterLine
Pinça Em alumínio monobloco, com 4 pistões Em alumínio monobloco, com 4 pistões
Pistão Resina plástica fenólica Resina plástica fenólica
Destaques Reach Adjust, Contact Point Adjustment, SwingLink,
Bleeding Edge, MatchMaker X
Reach Adjust, Bleeding Edge, MatchMaker X
Pastilhas Metal sinterizado, com base metálica Metal sinterizado, com base metálica
Fluído DOT 5.1 DOT 5.1
Cores Black Anodized Diffusion Black

Leia também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização