29 de março de 2024

Ciclocomputador GPS transforma atividades do Strava em rotas para navegação offline

Com sistema operacional Android, conexões 3G, WiFi, Bluetooth e ANT+, novo Hammerhead Karoo ameaça a soberania da Garmin no seguimento de equipamentos de navegação para bicicletas

Uma pequena empresa startup, a Hammerhead, promete ameaçar o reinado da gigante Garmin no seguimento equipamentos de navegação GPS para bicicletas com o lançamento de um novo modelo de ciclocomputador com características até então inéditas.

Baseado no sistema operacional Android, o novo Hammerhead Karoo chega ao mercado na forma de um ciclocomputador equipados com uma tela touchscreen colorida de 3,5 polegadas com resolução de 640 x 480 pixels, reforçada com Gorilla Glass, o mesmo revestimento utilizado em smartphones de última geração. Assim como nos ciclocomputadores topo de linha de seus concorrentes, possui receptor de satélites GPS e GLONASS, acelerômetro, bússola eletrônica e altímetro barométrico, o que garante a precisão necessária a todos os praticantes do ciclismo de aventura.

Além dos recurso acima, o Hammerhead Karoo conta com slot para chip GPRS que, em conjunto com seu teclado virtual, permite que seja utilizado como um smartphone comum, enviando e recebendo chamadas de voz e mensagens de texto, além de aumentar a precisão da navegação em áreas urbanas através da triangulação do sinal do celular.

Exemplo da tela de navegação de uma rota criada a partir de uma atividade do Strava

Integração com Strava – O grande destaque do Karoo entretanto é sua capacidade de converter diretamente atividades da rede social esportiva Strava em tracklogs para navegação offline, recurso até então inédito em dispositivos desta categoria. Através deste recurso, é possível sobrepor uma rota convertida sobre um mapa pré-carregado da rede colaborativa OpenStreetMap.

Para isto, basta selecionar a atividade do Strava a partir de um aplicativo da Hammerhead para smarthphone ou através do navegado do computador, que converterá a mesma para o formato tracklog de arquivo GPX e enviará para o Karoo via WiFi. É possível também carregar manualmente arquivos do tipo GPX, TCX e FIT (Garmin).

Compatibilidade – O novo ciclocomputador Hammerhead Karoo utiliza o mesmo padrão de encaixe 3/4 de computadores da linha Edge da Garmin, facilmente encontrados no mercado. Possui conectividade WiFi, Bluetooth e ANT+, o que o torna compatível com a maioria dos sensores de velocidade, cadência, monitoramento cardíaco e de potência disponíveis atualmente e sua autonomia, de acordo com o fabricante, é de 10 horas de atividade ininterrupta, com os receptores GPS e GLONASS ligados.

Até o presente momento, a Hammerhaead não divulgou o preço e a disponibilidade do seu novo ciclocomputador Karoo, que deverá ser oficialmente lançado em agosto deste ano e terá garantia incondicional de um ano a partir da data de sua aquisição. Em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização