23 de abril de 2024

Irlanda instala placas de sinalização indicativa de segmentos do Strava

Instalados nas estradas próximas ao Condado de Clare, na República da Irlanda, placas e totens informam o início e o fim de cada segmento, sua distância, grau de inclinação e altitude

Uma pequena cidade irlandesa pretende estimular a prática do ciclismo esportivo em sua região com uma ideia inovadora: sinalizar fisicamente segmentos do aplicativo Strava em suas ruas e avenidas.

Sitada na região oeste da República da Irlanda, o condado de Clare conta desde o início do mês passado com uma série de placas e totens que informam aos ciclistas da região o início e o término de trechos onde foram criados segmentos da rede social esportiva mais utilizada no mundo.

A instalação da sinalização foi aprovada pelo Conselho do Condado e inclui trechos de estrada que vão até o município vizinho de Doolin, incluindo um trecho de subida íngreme com 4,6km de extensão conhecido como Corkscrew Hill, famoso por possuir um bom número de curvas de alta velocidade e um nível de subida que varia entre 6% a 14%. Para facilitar sua identificação, todas as placas instaladas possuem a logomarca do Strava e contam com informações relevantes como distância do segmento, grau de inclinação e altitude.

Interatividade – Além das placas de sinalização, também foram instalados totens com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que armazena informações sobre o segmento e as transmite para smartphones compatíveis, sem a necessidade de cabos ou fios (wireless). Para isto, basta aproximar o celular do totem para que o mesmo abra automaticamente o aplicativo Strava e colete os dados sobre os atuais recordes do segmento. A tecnologia permite ainda que o ciclista possa pausar o aplicativo ao término do treino e realizar seu upload, tudo de forma automática.

“A instalação da nova sinalização permitirá aos ciclistas obterem informações detalhadas sobre o trecho por onde pedalam, criando novos desafios entre si na tentativa de tornarem-se os Reis (KOM) ou Rainhas da Montanha (QOM) nestes segmentos”, disse o responsável pelo projeto, Eoin Hogan, em entrevista ao site StickyBottle.com.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização