28 de março de 2024
Foto: Dasaev Barbosa / FCP

8ª edição do Rally 40 Graus conta com a participação de atletas de 6 estados do Nordeste

Prova válida como etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike será realizada em Pau D’Arco, a 65 km de Teresina, neste domingo (7)

No próximo domingo, a Federação de Ciclismo do Piauí realizará mais uma etapa do disputado Campeonato Piauiense de Mountain Bike. Prova já tradicional do calendário piauiense, o Rally 40 Graus chega a sua 8ª edição em novo cenário. Após ter sido realizado na zona rural de Teresina e em Parnaíba, no litoral do Piauí, a prova terá como palco o município de Pau D’Arco, a 65 km de Teresina. A prova de mountain bike maratona valerá como 4ª etapa do Campeonato Estadual somará pontos valiosos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, na Classe XCM1, a maior  na classificação.

Foto: Dasaev Barbosa / FCP

Estão inscritos seis estados na disputa: Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Além de buscarem os pontos do ranking nacional, que definirão, no final da temporada, os campeões brasileiros por pontos, o Rally 40 Graus também terá uma premiação em troféus e em dinheiro, no valor de 5 mil reais, divididos pelos campeões gerais e por categoria. Até o momento, estão confirmados 180 atletas participantes.

O presidente da Federação Piauiense de Ciclismo (FCP), George Rodrigues, informou que o percurso já foi todo sinalizado ao longo dos 80 km do percurso cujo destaque são as belas paisagens. “As atletas passarão em dois pontos de pouca profundidade do Rio Poty, o que será bem interessante. A prova contará também com vários trechos de velocidade, o que elevará a adrenalina e as boas disputas típicas da maratona e de provas do nosso campeonato”, destacou.

Foto: Dasaev Barbosa / FCP

Apesar da temperatura relativamente amena desta época do ano – diferente das encontradas no mês de julho onde as últimas edições foram realizadas e que deram nome à prova -, espera-se uma prova bastante técnica e desgastante, o que levou a organização a dar uma especial atenção aos postos de hidratação ao longo do percurso. 

O local da concentração dos inscritos será na avenida principal, no centro de Pau D’Arco, a partir das 7 horas da manhã. O congresso técnico começa às 7h30 e a largada oficial às 8 horas. De acordo com os organizadores, o percurso será composto por terrenos variados e planos, com trilhas de piso de piçarra, trechos de areia, mesclados com singletracks, pedras soltas e ladeiras. A chegada será no mesmo local de partida.

A prova, que está sendo realizada pela FCP, terá uma duração de 5 horas para as categorias Elite Masculino e Feminino, Master A e B e Veterano; e de 3 horas para as categorias Master Feminino, Junior, Juvenil e Turismo. A expectativa é que participem pelo menos 150 ciclistas. Nesta quinta-feira (04) é o último dia de inscrições, que podem ser feitas pelo site www.sprinta.com.br/fcp.  

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização