23 de abril de 2024

Lukas Pöstlberger vence a primeira etapa do Giro d’Italia 2017

Ciclista austríaco da equipe Bora-Hansgrohe conquista sua primeira vitória como profissional e é o primeiro Camisa Rosa da edição centenária da prova

O ciclista austríaco Lukas Pöstlberger, da equipe Bora-Hansgrohe foi o vencedor da etapa inaugural da centésima edição do Giro d’Italia na terde desta sexta-feira (05), em sua primeira vitória como profissional.

A vitória inesperada foi definida a apenas 3 quilômetros da linha de chegada, quando uma curva apertada à direita contribuiu para a queda de Silvan Dillier (BMC) e, com ele, de mais um punhado de corredores.

Embora a equipe UAE Team Emirates tenha ainda tentado uma reação, mas a 2km da meta a Bora-Hansgrohe assumiu o comando, com Lukas Postlberger a aproveitar a surpreendente margem de manobra de que subitamente passou a dispor. “Queríamos preparar o sprint final para o Sam [Bennett], mas o pelotão à frente, perdeu a minha roda e surgiu a oportunidade”, comentou o vencedor da prova.

Sua comemoração teve início ainda a 100m da meta, algo raro em uma etapa onde a velocidade de ponta costuma marcar as diferenças. “Através do rádio, ouvi o diretor da equipe gritar: ‘Força, Posty, tenta a fuga!’. Eu dei tudo o que tinha e resultou — vitória para a equipe, minha primeira vitória como profissional e a Camisa Rosa. Acho que vou precisar de umas semanas para assimilar o que aconteceu. É inacreditável, na verdade!”, completa emocionado.

Chris Ewan (Orica Scott) e André Greipel (Lotto Soudal) disputaram no sprint o segundo lugar da etapa, em uma disputa totalmente ofuscada pela proeza do austríaco. Mas a festa estava instalada na caravana da Bora, que para além de Postlberger, viu ainda o italiano Cesare Benedetti conquistar a Camisa azul de líder da montanha. Para a equipe, foi o complemento perfeito para o dia.

“O nosso sonho era ganhar uma etapa e consegui-lo logo no primeiro dia teve um gostinho todo especial. Agora, podemos pedalar livremente, celebrar e tirar partido das próximas três semanas na Itália”, declarou Jens Zemke, diretor desportivo da Bora-Hansgrohe.

Neste sábado (06), será realizada a segunda etapa da prova, em um percurso de 221 quilômetros entre as localidades de Olbia e Tortoli mais exigente que o desta sexta-feira. Para a equipe alemã entretanto, a história já está escrita.

Classificação da 1ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Lukas Pöstlberger (Aut) Bora-Hansgrohe 5:13:35
2 Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott  
3 André Greipel (Ger) Lotto Soudal  
4 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo  
5 Sacha Modolo (Ita) UAE Team Emirates  
6 Kristian Sbaragli (Ita) Dimension Data  
7 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo  
8 Ryan Gibbons (RSA) Dimension Data  
9 Sam Bennett (Irl) Bora-Hansgrohe  
10 Phil Bauhaus (Ger) Team Sunweb  

Classificação geral após a 1ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Lukas Pöstlberger (Aut) Bora-Hansgrohe 5:13:25
2 Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott 0:00:04
3 André Greipel (Ger) Lotto Soudal 0:00:06
4 Pavel Brutt (Rus) Gazprom – Rusvelo 0:00:08
5 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo 0:00:10
6 Sacha Modolo (Ita) UAE Team Emirates  
7 Kristian Sbaragli (Ita) Dimension Data  
8 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo  
9 Ryan Gibbons (RSA) Dimension Data  
10 Sam Bennett (Irl) Bora-Hansgrohe  
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização