19 de abril de 2024
Foto: Divulgação / XTerra

XTerra Brazil Tour é palco de prova de MTB Enduro em Ilhabela (SP)

Estreia da modalidade contará com a participação do lendário entusiasta dos esportes sobre duas rodas Luciano ‘Kdra’ Lancellotti entre outros grandes nomes da categoria

Com um início arrasador, a temporada 2017 do XTerra Brazil Tour já deu mostras suficientes de que os amantes dos esportes off-road terão mais alguns meses pela frente de muita superação, disputas acirradas e adrenalina lá no alto. Próxima edição do circuito, a etapa Brazil, marcada para os dias 13 e 14 de maio, em Ilhabela (SP), promete muitas novidades. Além de distribuição de vagas para o XTerra World Championship e o Trail Ruin World Championship – ambos serão disputados no Havaí, em outubro e dezembro, respectivamente -, a competição será palco da estreia do XTerra MTB Enduro neste ano.

Foto: Divulgação / XTerra

Entusiasta dos esportes sobre duas rodas, Luciano ‘Kdra’ Lancelloti é nome certo para a primeira aparição do XTerra MTB Enduro em 2017. Depois de participar das provas no ano passado, ele espera muitas surpresas. Além de elogiar o cenário de Ilhabela (SP), o atleta faz questão de elogiar Thiago Velardi, coordenador da modalidade no maior evento de esportes off-road do planeta.

“Nós estamos com ótimas expectativas para o XTerra MTB Enduro, ainda mais porque neste ano teremos, pela primeira vez, um ranking anual da modalidade. Além disso, Ilhabela é um local perfeito para a prática da modalidade. Ela reúne caraterísticas perfeitas para os atletas que gostam de aventura. No ano passado já tivemos uma prova muito interessante e eu acabei ficando na segunda colocação na categoria 40 – 49 anos. Em 2017, estarei competindo na categoria acima de 50 anos e será uma emoção a mais, sem dúvidas.  Acredito que a coordenação técnica do Thiago Velardi vai auxiliar muito para o sucesso da prova. Ele é conhecido entre os atletas como o “Mago das Trilhas” e faz com que o nível da competição seja bastante elevado”, comentou.

Foto: Divulgação / XTerra

Dono de uma vida inteira dedicada aos esportes de ação, Luciano tem experiência suficiente para falar sobre a evolução do Enduro Mountain Bike no cenário nacional. Em sua opinião, a presença cada vez maior da modalidade no XTerra Brazil Tour beneficia os dois lados e é fundamental para o fomento dos esportes sobre duas rodas.

“A entrada do Enduro em uma competição do nível do XTerra é importante para os dois lados. A competição ganha em seu evento uma modalidade muito disputada e com piloto de alta performance. É necessário ter um ótimo preparo físico e uma excelente condição técnica para se destacar. Por outro lado, o Enduro ganha espaço em um festival conhecido no mundo inteiro e ajuda no fomento da modalidade entre pessoas de vários segmentos e faixas etárias”

Além de focar em suas participações em prova de mountain bike, Kdra também está engajado em melhorar a condição técnica dos pilotos. Prova disso é a criação do Cantareira Ride Bike School, clínica idealizada por ele para incentivar e qualificar os atletas de diversas modalidades. As aulas são ministradas na Serra da Cantareira, em São Paulo.

Foto: Divulgação / XTerra

“Estou em um momento muito interessante. Acho que a minha dedicação aos esportes radicais me deu ferramentas para desenvolver novos projetos. Quero transferir toda minha experiência para os que estão iniciando sua trajetória. O Cantareira Ride Bike School vem de encontro com a necessidade de reforçar a parte técnica. Estamos muito voltados ao condicionamento físico, mas não podemos esquecer a qualificação técnica. É fundamental formamos atletas cada vez mais completos”, concluiu. 

Os interessados em participar da primeira prova devem acessar o site do festival. Coordenador técnico da modalidade, Thiago Velardi confidenciou que os endureiros podem esperar por novidades, com descidas técnicas e de muita velocidade. Além disso, aproveitou para informar que o número de especiais e o sistema de disputa serão semelhantes ao do ano passado. 

XTerra Brazil – Ilhabela(SP) 

  • Data: 13 e 14 de maio – Temporada 2017
  • Local: Ilhabela (SP)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização