19 de abril de 2024

Erembald, a bicicleta com tubulação recortada a laser feita sob medida para o ciclista

Totalmente personalizável, bicicleta criada por designer belga permite a total customização de seu quadro, de acordo com a ergonomia do seu usuário

Uma das novidades mais comentadas por ocasião da Expomafe, feira especializada em automação industrial que está ocorrendo em São Paulo é um novo conceito de bicicleta cujo principal diferencial é sua construção totalmente personalizada, não apenas de suas peças, mas também da tubulação do quadro, cortada e modulada de acordo com as especificações de seu proprietário.

Trazida ao Brasil pela Trumpf, empresa alemã especializada em tecnologia metalúrgica, a Erembald foi projetada pelo designer belga Tobias Knockaerte produzida em processo semi-artesanal pela Eleventwentyseven, por meio de uma máquina especial de recorte a laser.

Uma vez inseridos na máquina TruLaser Tube 7000, os tubos utilizados como matéria-prima na confecção dos quadros podem ser recortados em diferentes geometrias e perfis de até 250 milímetros no diâmetro do círculo exterior e com espessuras de parede de até 8 milímetros, graças ao software 3D Trumpf TruTops Tube, que executa com perfeição as medidas do projeto individual.

Graças à esta inovadora tecnologia de corte a laser, cada bicicleta Erembald é adaptada às necessidades e desejos do ciclista, permitindo alterações personalizadas das dimensões do tubo superiorinferior e chainstays, por exemplo.

Uma vez finalizada a soldagem do quadro – processo totalmente realizado a mão -, cada quadro tem o nome de seu proprietário gravado a laser, tornando-a completamente exclusiva.

Mas o que realmente faz com que a Erembald seja única é a sua extraordinária característica, inspirada em estruturas celulares similares a uma treliça, onde os tubos superior, inferior e do selim são recortados para redução de peso sem prejuízo de sua resistência estrutural.

Feita inteiramente em aço inoxidável, ela é exatamente o que os bikers modernos precisam para cruzar a cidade em grande estilo – e com um equipamento 100% customizado! Uma bicicleta feita para durar.

A bicicleta Erembald pode ser vista na Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial até amanhã (13), na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização