28 de março de 2024

A Anatomia de uma mountain biker: Jolanda Neff, tricampeã mundial de MTB

Vídeo produzido pelo Comitê dos Jogos Olímpicos analisa a performance da ciclista suíça, considerada uma das mais completas competidoras da modalidade em todo o mundo

Quais são os requisitos fundamentais para um ciclista de Elite do MTB tornar-se um campeão mundial da categoria? O Mountain Bike, mais especificamente o cross-country olímpico (XCO), é uma esporte no qual os picos de esforço alcançados pelos atletas em situações de subidas e aceleração são muito mais frequentes que em outras modalidades ciclísticas.

Com apenas 24 anos, a jovem suíça Jolanda Neff é considerada uma das mais completas competidoras do MTB mundial, com um currículo que inclui três campeonatos mundiais Sub-23, duas Copas do Mundo, um Campeonato Mundial de XCM e um nada desprezível sexto lugar nas Olimpíadas Rio 2016.

Seria Jolanda uma atleta superdotada? Possui algum segredo em sua anatomia que proporcione alguma vantagem sobre suas concorrentes? Qual a proporção entre gordura e músculo seu corpo possui? Qual a sua resistência ao esforço seu corpo pode suportar?

Para responder essas e outras questões sobre esta excepcional atleta, o Comitê dos Jogos Olímpicos produziu este incrível vídeo acima, sobre como reage o corpo de uma atleta de elite como Jolanda Neff em seus treinos e competições. Confira! (Para legendas em português, clique em ‘Configurações’ no canto inferior direito do vídeo e, em seguida ‘Legendas’).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização