24 de abril de 2024
O estudante Andrei Gomes, de 12 anos de idade, disputou e venceu prova de MTB com uma bicicleta emprestada e descalço - Foto: Divulgação

Ação de ciclistas doa bicicletas a crianças carentes com potencial para serem futuros campeões de MTB

Andrei Gomes, de 12 anos, chamou a atenção após superar todos os obstáculos e vencer, descalço e com uma bicicleta emprestada, prova ciclística em sua cidade

A Fundação Municipal de Esportes (FME) da Prefeitura de Campos (RJ) e grupos de ciclistas da cidade realizaram, neste sábado (20),  o sonho de três adolescentes que moram na localidade de Lagoa de Cima, em Campos dos Goytacazes, doando três bicicletas com capacetes. O estudante Andrei Gomes, 12 anos, cursa o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Ponta da Palha e participou, no dia 30 de abril, de uma etapa da prova Ciclística Lagoa de Cima CRI, organizada pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, onde conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título de campeão na categoria livre.

Andrei participou da prova com uma bicicleta emprestada e disputou a prova descalço, superando todos os obstáculos. Segundo a ciclista Renata Seixas, a determinação e paixão do adolescente pelo esporte chamaram a atenção dos participantes da prova ciclística.

Andrei e seus amigos com as novas bicicletas – Foto: Divulgação

“Sensibilizados, resolvemos nos unir à Fundação e comprar a bicicleta não só para o Andrei, como também para dois outros adolescentes, Iran dos Santos Barros, 11, e Patrick Soares Prudêncio, 12, também alunos da mesma escola municipal, que conseguiram respectivamente o terceiro e quarto lugar. Se sem bicicleta o Andrei conquistou a prova, imagina se tiver um apoio. Vemos o esporte como uma ferramenta de inclusão social e promoção da saúde. Ver o brilho nos olhos desses meninos é uma sensação extremamente gratificante — comentou a ciclista, que participou da entrega das bicicletas juntos com outros colegas de pedal”, disse Renata.

O vice-presidente Fundação de Esportes, Ivanildo Cordeiro, enalteceu a importância de prestar apoio aos jovens na prática esportiva. Ele destacou ainda que a Prefeitura de Campos tem investido no esporte, oferecendo aulas das mais variadas modalidades. Um exemplo deste incentivo foi a criação da escolinha de ciclismo.

A proposta do presidente da FME, Raphael Thuin, é massificar o esporte em todo o município. “Em quatro meses de gestão, o número de pessoas envolvidas no esporte no município passou de pouco mais de mil pessoas para quase 10 mil, uma marca expressiva. Pretendemos  expandir ainda mais as práticas esportivas em Campos”, finalizou.

Participaram da doação para a compra das três bicicletas e dos capacetes:  os grupos Eletro Bike, Clube de Ciclismo de Campos, Turma do Batom, Pedal 100 Limites, Corrente do Pedal , Pedal Divertido, Grupo Solta o Freio, Pedal do Robinho, Track Bike e Amigos do Pedal MTB.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos (RJ), por: Jô Siqueira

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização