24 de abril de 2024

Família de ciclista morto em acidente causado por más condições da pista recebe indenização milionária

Justiça norte-americana obriga a cidade de Los Angeles a pagar 4,5 milhões de dólares à família de Edgardo Gabat, morto após cair da bicicleta em um trecho desnivelado da pista

A cidade de Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, foi condenada a pagar uma indenização recorde de 4,5 milhões de dólares (cerca de 14,6 milhões de reais) à família de um ciclista morto após cair de sua bicicleta em consequência de um pavimento desnivelado.

Em agosto de 2014, Edgardo Gabat pedalava com um grupo de ciclistas através do bairro de Eagle Rock, quando ao descer a avenida Colorado Bouldevard – classificada pela prefeitura da cidade como recomendada para ciclistas -, atingiu com a roda dianteira de sua bike um desnível de concreto, causando sua queda. Com o impacto, o ciclista de 56 anos de idade quebrou seu pescoço e morreu.

Após o ocorrido, sua viúva e filhos resolveram processar a cidade por negligência em não manter as boas condições da pista ou mesmo instalar avisos de alerta no local.

“Se você está dirigindo um carro e acerta com suas rodas uma irregularidade deste tamanho, via de regra não há maiores consequências. Mas para um ciclista, as consequências podem ser catastróficas”, disse o advogado da família, Arash Homampour, em entrevista ao jornal LA Times.

Embora seja raro que a prefeitura de uma cidade seja obrigada a indenizar uma família de ciclista com um montante tão alto, a decisão tem um precedente: Em julho do ano passado a cidade de Seattle foi condenada a pagar 3,5 milhões de dólares após um caminhão atropelar o ciclista Sher Kung também no ano 2014. Na ocasião, a perícia constatou que o acidente foi causado por más condições da pista. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização