29 de março de 2024
Piloto em ação durante a primeira etapa da prova, em fevereiro - Foto: Divulgação

São Vicente recebe a 2ª etapa da Copa São Paulo de Bike Downhill

Marcada para os dias 17 e 18 de junho, prova reunirá os principais atletas de DH da Baixada Santista e de todo o estado de São Paulo

Os principais atletas de mountain bike downhill da Baixada Santista e de todo o estado de São Paulo já podem ir se preparando. Estão definidos o local e a data da segunda etapa da Copa São Paulo de Bike Downhill. Assim como foi na abertura da competição, a pista de Mountain Bike Asa Delta Racing, no Morro da Asa Delta, em São Vicente (SP), será a sede do evento. Com patrocínio da Riachuelo e inscrições gratuitas, limitadas a 200 vagas, a prova está marcada para os dias 17 e 18 de junho, no fim de semana do feriado prolongado de Corpus Christi.

“Nosso objetivo principal com a realização da Copa São Paulo Open de Bike Downhill é o de incentivar atletas do município e da região a praticarem o esporte. A ideia do evento surgiu quando buscamos a prefeitura de São Vicente para reconhecer nossa pista de MTB Downhill e fazermos um projeto para o local da chegada virar uma praça”, conta Mad William, um  dos organizadores do evento. “O prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, manifestou este interesse. Temos a pista Asa Delta Racing no local há 15 anos. Seria fantástico para o turismo dar este reconhecimento ao local”, completa o organizador Lázaro Zeferino.

As inscrições para a segunda etapa já estão abertas e podem ser realizadas no site do evento. A organização solicitará aos participantes que doem um pacote de leite em pó para o Fundo de Solidariedade de São Vicente. A programação também está definida: enquanto no sábado (17) a competição vai das 9h às 18h, com realização de inscrições, treinamentos e fase qualificatória, no domingo (18) será a vez da definição dos campeões, entre às 9h e 13h. 

A competição contará com 12 divisões nas duas categorias, para bikes rígida e full suspension: Para os homens, Infanto-Juvenil (até 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos) e Sub-23 (de 19 a 23 anos), Pro, Sub-30 (23 a 29 anos), Master A (30 a 34 anos), Master B (35 a 39 anos) e Master C (40 a 44); na Feminina haverá as disputas Pro, Sub-23 e Junior.

A pista – A prova terá largada no alto do Morro da Asa Delta, em São Vicente, com altitude máxima de 180 metros e uma pista com extensão de aproximadamente 900 metros de uma trilha natural. Nesta etapa, o teleférico estará liberado para a subida dos pilotos. Aqueles que fizerem os três menores tempos na categoria subirão ao pódio, obedecendo a ordem de classificação do menor ao maior tempo. Será declarado vencedor da etapa o participante, de cada categoria, que fizer o percurso em menor tempo cronometrado na descida oficial, como é de praxe nas provas de downhill.

Primeira etapa – Realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, a abertura da Copa São Paulo Open de Bike Downhill teve a vitória do espanhol Javier Guijarro na categoria Pró. O ciclista deu a volta por cima após ser apenas o sexto colocado no qualify e ganhou o título da primeira etapa. Ao lado de Javier e do vice-campeão, Gabriel Gianinni, subiram no pódio outros três brasileiros, Guimerton Ribeiro, Wallace Miranda e Gabriel Oliveira, entre terceiro e quinto lugares, respectivamente.

A Copa São Paulo Open de Bike Downhill é um projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (Lei 13.918) do Governo do Estado de São Paulo, com realização da ONG Associação Progresso e apoio da Prefeitura do Município de São Vicente, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo – SELJ.

Serviço

Copa São Paulo de Bike Downhill – Etapa II

  • Data: 17 e 18 de junho
  • Local: Pista Asa Delta Racing
  • Endereço: Rua José Adorno, 39 – Itararé, São Vicente (SP)
  • Inscrições: gratuitas e limitadas para 200 atletas
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização