26 de abril de 2024

Flona comemora seus 18 anos com inauguração de nova trilha sinalizada para a prática do MTB

Programação comemorativa inclui ainda passeio para observação de pássaros e caminhada à luz da lua cheia, entre outras atrações

Um dos locais prediletos dos brasilienses para a prática do mountain bike irá comemorar seus 18 anos de existência em grande estilo. A Floresta Nacional Brasília, ou Flona, como é mais conhecida, realizará uma série de atividades entre os dias 10 e 11 de junho alusivas ao seu aniversário.

Este ano, o grande destaque é a criação do novo sistema de sinalização das trilhas de bicicleta, que passam a marcar opções de trajeto de 5, 10, 20, 30 e 46 quilômetros de extensão. A nova demarcação contará com uma grande pedalada envolvendo diversos grupos de MTB do Distrito Federal em sua inauguração.

Além da pedalada, o aniversário da Flona contará também com um passeio para observação de aves do Cerrado e uma caminhada ambiental durante o dia, além de uma outra, a ser realizada a noite, sob a luz da lua cheia. Os participantes poderão contar com uma estrutura que incluirá a presença de food-trucks, visitas guiadas ao Centro de Visitantes, Feira do Mel e Feira de Artesanato.

Para participar, a organização do evento convida a todos que tragam 1kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para o Centro de Tratamento de Dependência Química Salve a Si

Confira as atividades no cronograma abaixo:

Serviço

18º Aniversário da Floresta Nacional de Brasília

Dia 10 (sábado)

  • 7:00 – Passeio para observação de aves, com Jonatas Rocha;
  • 8:00 – Hino Nacional;
  • 8:40 – Solenidade de Abertura;
  • 8:50 – Oficialização do Programa do Voluntariado;
  • 9:00 – Passeio na nova trilha sinalizada para mountain bike. Opções de  5, 10, 20, 30 e 46km com diversos grupos do DF;
  • 19:30 – Caminhada à luz da lua cheia, junto ao Grupo de Caminhadas de Brasília

Maiores informações: 61 3355-5517 / 5940

Localização

A Floresta Nacional de Brasília está localizada próximo do Parque Nacional de Brasília, às margens das Rodovias BR-070 e DF-001 (Estrada Parque Contorno (EPCT).

O que é a Flona?

Criada por meio de decreto presidencial e por iniciativa da luta da ONG Funatura, a Unidade de Conservação Federal Floresta Nacional de Brasília – Flona possui uma área de 9.336,14 hectares, dividida em quatro glebas descontínuas e quatro partes do Cerrado preservadas, localizadas na RA de Taguatinga e as outras duas na RA de Brazlândia.

Sua área serve de proteção para dois mananciais importantíssimos para a cidade: O Descoberto e Santa Maria/Torto. O Rio Descoberto é responsável por 65% do abastecimento de água potável do DF, são eles o córrego Bucanhão e o Capão da Onça.

A Flona tem como objetivo o reflorestamento, lazer e sustentabilidade, educação ambiental e proteção do entorno do Parque Nacional de Brasília. O local é palco de vários eventos de mountain bike da cidade.

Além de ser uma área de proteção ambiental, a Flona é também parte integrante dos mananciais de água que abastecem Brasília. Portanto, é obrigação de todos os frequentadores se conscientizar sobre a importância da disciplina de preservação e proteção ambiental em sua área. No interior da Flona é proibido utilizar as áreas virgens, portanto, as pedaladas devem restringir-se aos caminhos já demarcados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização