28 de março de 2024
Os novos modelos foram apresentados pela multicampeã de DH Rachel Atherton - Foto: Shimano / Divulgação

Shimano lança novos pedais e sapatilhas para MTB Gravity

Fabricante japonês apresenta novos modelos destinados ao uso em All Mountain, Downhil, Enduro e Freeride

A Shimano, maior fabricante de componentes e acessórios para ciclismo e bicicletas, apresentou uma nova linha de sapatilhas e pedais com foco nos seguimentos ‘gravitacionais’ do mountain bike. Apresentados neste fim de semana por ocasião da segunda etapa da Copa do Mundo de DH, em Fort William, na Escócia, os novos modelos são destinados à prática do MTB All Mountain, DH, Enduro e Freeride e são compostos por quatro modelos de calçados e quatro pedais, três destas do tipo flat (plataforma) e um clipless.

De certa maneira na contramão dos demais modelos do fabricante japonês – que hoje possui o maior catálogo de calçados para ciclismo no mundo -, a nova coleção prioriza o solado do tipo flat, em detrimento aos modelos para utilização com pedais de encaixe.

Segundo o especialista em calçados da marca, Falk Schlienz, a mudança no foco justifica-se pelo aumento da procura por sapatilhas para uso com pedais flat. “Embora tenhamos mantido alguns poucos modelos flat em nosso catálogo ao longo dos anos, recentemente houve um aumento na procura por este tipo de sapatilha, seja devido à crescente dificuldade técnica dos atuais circuitos de MTB ou até mesmo por usuários de e-MTB, que se sentem mais seguros ao pedalar ‘desclipado’ da bike. A nova linha foi desenvolvida para tornar o contato entre o solado e os pedais o mais natural possível”, disse. “A melhor sapatilha será sempre aquele que melhor se adapte aos seus pés e às suas pedaladas”, sentencia Schlienz.

AM901

Shimano AM901

Único modelo clipless da nova coleção, a nova sapatilha Shimano AM901 é uma atualização de modelo similar já existente, sendo desenvolvida para uso em DH e Enduro.

Possui a região do peito do pé redesenhada para impedir a entrada de água e permitir uma secagem mais rápida. Com sua cobertura composta por um fecho em velcro superior e um sistema de cadarço protegido por uma placa de couro sintético, oferece um excelente nível de proteção mesmo nas trilhas formadas por rochas, troncos e raízes.

Shimano AM901

Seu solado de borracha proporciona ótimos níveis de tração e agarre, tanto na hora de caminhar quanto nos pedais. Uma prática canaleta ao longo da região do taquinho permite uma evacuação mais eficiente da lama e do barro, que facilita o processo de engate no pedal sob essas situações. Compatível com os novos pedais da linha Saint M820 SPD, a nova sapatilha Shimano AM901 pesa 400 gramas (tamanho 42 Europa).

AM900

Shimano AM900

Versão do modelo AM901, com solado liso, para utilização com pedais do tipo plataforma Shimano Saint M828.

Shimano AM900

AM701

Shimano AM701

Logo abaixo do modelo AM901 encontramos o modelo AM701, disponível nas opções de solado flat e clipless. Este modelo utiliza um sistema duplo de fechamento, composto por cadarços e uma tira de velcro em sua parte superior, que evita que a ponta do cordão enganche na coroa da bike, causando acidentes.

Para aumentar o conforto e ajuste, a região do tornozelo conta com uma prolongamento em neoprene, que também evita a entrada de água. Seu solado, produzido pela Michelin, é mais denso que no modelo AM901, conta com um índice de rigidez de 6 graus, contra 5 do outro modelo. Disponível em duas cores, a nova sapatilha Shimano AM701 pesa 408 gramas (tamanho 42 Europa).

GR700

Shimano GR700

Derivado do modelo AM701, a nova sapatilha Shimano GR700 compartilha muitos dos recursos do outro modelo, como o colar assimétrico de neoprene no calcanhar e as proteções reforçadas na parte frontal, diferenciando-se pela ausência da tira de velcro na parte superior.

Desenvolvida especificamente para uso com pedais do tipo plataforma, a GR700 utiliza solado Michelin com excelentes características de agarre e conforto na caminhada. 35 gramas mais leve que o modelo AM701,m a nova sapatilha Shimano GR700 pesa um total de 365 gramas e foi desenvolvida para ser utilizada em conjunto com os pedais flat Saint M828.

GR700 Women

GR700 Women

Versão feminina do modelo GR700, com grafismo diferenciado e forma mais estreita para uma melhor ergonomia.

Pedais SPD e de plataforma

A Shimano remodelou os novos pedais da linha Saint SPD e lançou também três novos pedais de plataforma das linhas Saint, Deore XT e ‘non series’. Todos os modelos foram desenvolvidos para um ajuste preciso, além de proporcionar uma excelente plataforma de pedalada para a nova linha de sapatilhas Gravity e All Mountain da marca.

Saint PD-M820

Saint PD-M820

Um dos pedais de encaixe mais avançados já fabricados pela Shimano, o novo PD-M820 é destinado ao seguimento de DH e Enduro, proporcionando melhor controle, agarre, durabilidade, eficiência e estabilidade.

Saint PD-M820

Desenvolvido para ser utilizado com as AM901, o pedal M820 proporciona una interface pedal/sapatilla muito sólido. Seu corpo de alumínio protege de maneira eficaz o mecanismo SPD contra impactos enquanto seu desenho de perfil baixo reduz a altura e o peso (546g). Quatro travas de parafusos ajustáveis em cada lado do pedal oferecem um agarre superior.

Saint PD-M828

Saint PD-M828

Parta quem prefere pedais do tipo flat, a Shimano disponibiliza na mesma linha Saint, o polivalente e resistente PD-M828, modelo de plataforma côncava octogonal que oferece um excelente agarre e apoio aos pés. O modelo conta com 12 garras de parafuso ajustáveis em aço inoxidável em cada lado, os quais podem ser substituídos e modificados em sua altura entre 3mm a 5mm. Ideal para descidas técnicas ou em competições de freeride, oferecem um perfeito balanço entre estabilidade e durabilidade em condições de uso intenso.

Deore XT PD-M8040

Deore XT PD-M8040

Nova opção da polivalente linha Deore XT, o novo pedal PD-M8040 é disponibilizado em vários tamanhos; pequeno-médio para sapatilhas de tamanho 36 a 44 (Europa) médio-grande, para calçados entre 43 a 48 (Europa), proporcionando assim uma plataforma de pedalada optimizada e uma melhora do rendimento do ciclista.

Con 10 garras de parafuso ajustáveis em cada lada e um design levemente côncavo para melhorar o conforto e a eficiência, estes pedais de Trail / Enduro oferecem o máximo em rendimento em todo tipo de terreno. Disponibilizado com opções de garras de 3mm ou 5mm, seu peso é de 460 gramas (tamanho S/M) e 503 gramas (M/L).

PD-GR500

PD-GR500

Para aqueles que não querem ou não podem gastar muito, a Shimano disponibiliza o modelo PD-GR500, que herda várias das características de seu predecessor, o PD-MX80, pedal plano voltado para pensado os neófiutos nas disciplinas de Trail e All Mountain.

Os pedais PD-GR500 contam com garras de parafuso de baixa manutenção, reguláveis em altura. São disponibilizados em duas opções de cores (preto ou prata) e pesam 533 gramas.

Os novos pedais PD-M820, PD-M828 e M8040 estarão disponíveis a partir de novembro, enquanto que o modelo GR500 estará nas lojas a partir de agosto.

Até o presente momento, a Shimano não havia disponibilizado os preços das novas sapatilhas e pedais, nem informado a sua disponibilidade no Brasil. Em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização