19 de abril de 2024
Shimano Ultegra R8000

Shimano apresenta seu novo grupo para bicicletas de estrada Ultegra R8000

Novo grupo de alta performance do fabricante japonês conta com opções de transmissão mecânica e eletrônica, freios de aro ou disco e possibilidade de troca de marcha sincronizada nos modelos Di2

A Shimano apresentou hoje (07) a linha 2018 de componentes para bicicletas de estrada Ultegra R8000. Com várias de suas tecnologias herdadas do grupo topo de linha da marca, o Dura-Ace, o Ultegra R8000 oferece aos ciclistas níveis de customização, ergonomia e controle na troca de marchas até então jamais alcançados nesta categoria, com opções de transmissão mecânica ou eletrônica e freios de aro ou a disco hidráulico.

“Nossa meta foi oferecer a tecnologia de ponta de nossos componentes high-end a um número maior possível de ciclistas”, explica Tim Gerrits, gerente de produtos da Shimano Europa.

“Manter o nível de qualidade da linha Ultegra em sua enorme variedade de componentes, destinado a uma larga variedade de utilizações no ciclismo foi um grande desafio, principalmente se levarmos em consideração a incorporação de recursos até então somente disponíveis em nosso grupo topo de linha, o Dura-Ace R9100. Freios hidráulicos e a possibilidade de se realizar troca de marchas, por exemplo, são duas áreas completamente novas para a linha Ultegra e nós precisamos encontrar o correto balanço entre alta performance, qualidade, durabilidade e confiabilidade”, completa.

Conheça mais sobre o novo grupo e seus componentes:

Pedivela Ultegra FC-R8000

Pedivela Shimano Ultegra FC-R8000

 

Ligeiramente mais leve que seu predecessor, o novo pedivela Ultegra FC-R8000 herda o design de braços assimétricos e pernas mais robustas do modelo Dura-Ace 9100, o que garante uma maior rigidez estrutural e uma transferência de força mais eficaz. A coroa maior conta com a tecnologia Shimano Hollowglide de estrutura oca, que resulta em leveza sem abrir mão da resistência e das trocas de marchas precisas.

O novo pedivela será disponibilizado com as opções de relação Standard (coroas de 53 e 39 dentes), Mid Compact (52 e 36 dentes), Compact (50 e 34 dentes) e para bicicletas cyclocross, com 46 e 36 dentes.

Cassetes CS-R8000 e CS-HG800

Cassete Shimano Ultegra CS-R8000

Sem grandes alterações em relação aos modelos anteriores, o novo cassete de 11 velocidades Ultegra CS-R8000 será disponibilizado em seis opções distintas de relação:11-25T, 11-28T, 11-30T, 11-32T, 12-25T e 14-28T. Uma versão de relação longa de 11-34 dentes, denominada CS-HG800, será oferecida para ser compatível tanto com cubos de bicicletas de estradas (mediante o uso de um espaçador especial) quanto mountain bikes.

Pedais SPD-SL PD-R8000

Pedais Shimano Ultegra SPD-SL PD-R8000

Com seu corpo em carbono e 12 gramas mais leves que seus predecessores, os novos pedais Ultegra Carbon SPD-SL contam com um perfil 0,7mm mais baixo, o que amplia o efeito de alavanca do pedivela, traduzindo em uma maior eficiência de pedalada. Os novos pedais da linha Ultegra contam ainda com a opção de eixos 4mm maiores.

Transmissão

O novo grupo Ultegra R8000 oferece opções de trocas de marcha rápidas e seguras, seja por meio de transmissões mecânicas ou eletrônicas (Di2). Na versão eletrônica, a grande novidade fica por conta do recurso de trocas sincronizadas, que permite ao ciclista – Mediante a utilização da bateria BT-BN110 – realizar trocas de marcha de forma automática nos câmbios dianteiro (full synchro) e traseiro (semi-synchro). Isto significa que é possível, por exemplo, utilizar o trocador de marcha esquerdo para subir as marchas e o direito para baixá-las, deixando que o sistema escolha a melhor relação coroa x cassete de acordo com a cadência ou velocidade.

As alavancas de acionamento de ambas as versões foi aprimorada, permitindo uma precisão na troca muito mais precisa e discernível, mesmo com o uso de luvas.

Manetes para grupo eletrônico Di2 ST-R8070 (para freios hidráulicos, à esquerda) e ST-R8050 (freios mecânicos)
Manetes para grupo eletrônico Di2 ST-R8070 (para freios hidráulicos, à esquerda) e ST-R8050 (freios mecânicos)

Assim como nos modelos da linha Dura-Ace, os manetes ST-R8070 Di2 (para freios hidráulicos) e ST-R8050 Di2 (freios mecânicos) contam com um botão oculto localizado em sua parte superior, que pode ser programado para controlar remotamente ciclocomputadores e/ou sistemas de iluminação.

Todos os botões e alavancas de acionamento da linha Ultegra Di2 podem ser programados para o modo de troca múltipla de marchas, através do software de customização E-Tube, disponível para smartphones, tablets e PCs. O aplicativo permite não apenas customizar funções e operações de acordo com o gosto do usuário, mas também realizar diagnósticos, correções de errros  e atualizações de firmware.

Câmbios dianteiros FD-R8050 (Di2) e FD-R8000 (mecânico)

Disponibilizado nas versões eletrônica e mecânica, os novos câmbios dianteiros FD-R8050 (Di2) e FD-R8000 (a cabo) foram desenvolvidos para proporcionar trocas suaves e sem esforço, mesmo durante alta carga de troque na pedalada.

Novos câmbios traseiros Shimano Ultegra RD-R8000 (mecânico, à esquerda) e RD-R8050 (eletrônico)

Tanto o novo câmbio traseiro eletrônico Di2 (RD-8050) quanto o mecânico (RD-R8000) utilizam o mesmo design low-profile adotado pela linha Dura-Ace Shadow RD, que permite uma maior proximidade com os pinhões do cassete sem risco de danos físicos. Ambos os modelos são disponibilizados em versões short cage (SS), compatíveis com cassetes de 11-25 a 11-30 dentes; e long cage (GS), para cassetes com relação 11-28 e 11-34 dentes. Os câmbios dianteiro e traseiro Di2 comunicam-se entre si de forma poderem ser utilizados de forma total ou semi-automática no modo Synchro Shift, permitindo ao ciclista manter sua concentração no percurso da prova ou na estrada.

O conjunto manete de freio / trocador de marcha da versão mecânica do Ultegra R800 conta com opções específicas para freios hidráulicos (ST-R8020) ou de aro, mecânicos (ST-R8000) e contam com cabos de marcha com cobertura a base de polímeros para um acionamento suave.

O novo grupo abre mão do ajuste de tensão do cabo por barril e passa a adotar um novo sistema que utiliza uma chave allen que, segundo o fabricante, ofereça uma solução mais fácil e precisa.

Trocadores satélites

Trocadores satélites de marcha Ultegra ST-8060

As bicicletas de contra-relógio e de triatlo contam com o sistema de trocadores satélites eletrônicos dual control Ultegra ST-8060, instalados nas extensões do clip do guidão. Seu design limpo simplifica a troca de marchas mesmo quando o ciclista encontra-se em seu período de esforço máximo.

A grande novidade está por conta da remoção de um dos botões de acionamento do trocador ST-6871 que com isto ficou menos, mais leve e mais aerodinâmico. Graças ao novo recurso de troca sincronizada, é possível utilizar o botão do trocador esquerdo para subir as marchas e o do lado direito para reduzi-las, deixando o sistema eletrônico escolher a melhor combinação entre coroa e pinhão do cassete de forma automática, baseado na cadência da pedalada e velocidade.

Para quem prefere o controle total na troca de marchas, a Shimano disponibiliza os modelos de trocador satélite SW-R671 TT, SW-R600 e SW-R610.

Freios Ultegra R8000

Pinças BR-R8070 do novo freio Shimano Ultegra

A nova linha de freios a disco Shimano Ultegra proporciona um poder de frenagem inigualável, graças às suas novas pinças BR-R8070, de perfil baixo e que oferecem uma integração perfeita com o quadro da bicicleta, através do sistema de montagem direta (Direct Mount), que reduz o arrasto aerodinâmico e reduz o peso final. O par de pinças de freio BR-R8070 pesa 280g.

Rotor de freio SM-RT800

Seus rotores, de 140mm, são construídos em três camadas metálicas formando um ‘sanduíche’. Externamente, nas pistas de contato com as pastilhas é utilizado o aço inox, o que garante bastante durabilidade ao conjunto. Internamente, é utilizado o alumínio, material com excelentes características de dissipação de calor. Os rotores contam ainda com a tecnologia Ice Tech Freeza, herdada dos freios de bicicletas MTB da marca japonesa, que consiste na utilização de uma série de aletas que permitem uma dissipação do calor de até 20% maior sobre rotores comuns. O par de rotores de freio SM-RT800 pesa 2012 gramas.

Freios de aro Ultegra BR-R8000

Os novos freios de aro Ultegra BR-R8000 são disponibilizados tanto em versão de pivô duplo quanto montagem direta. Ambos são compatíveis com pneus de até 28c de diâmetro lateral e possuem um desenho ligeiramente mais esbelto que nos modelos atuais. O sistema de pivô duplo conta com uma barra estabilizadora entre seus braços com a função de reduzir a deformação e aumentar a eficiência na frenagem. O par de freios Ultegra BR-R8000 dual pivot pesa 360 gramas.

Freio Ultegra BR-R8000 de montagem direta

Já a opção de montagem direta conecta-se diretamente a quadros compatíveis com este sistema, garantindo uma redução do peso final, maior performance de frenagem e menor arrasto aerodinâmico.

Rodas WH-RS700 e WH-RS770

Rodas Shimano Ultegra WH-RS700 e WH-RS770

Complementando ao novo grupo Ultegra de componentes, a Shimano disponibiliza dois novos jogos ultraleves de rodas. Uma versão para freios de aro, em fibra de carbono laminada, a WH-RS700, substituirá o atual modelo WH-6800.

Já os usuários de freios a disco poderão contar com a nova roda tubeless ready WH-RS770, equipada com eixos de cubos e-thru axles.

Cubos Shimano Ultegra HB-RS770 (dianteiro) e FH-RS770 (traseiro)

As rodas utilizam os novos cubos HB/FH-RS700/770 que, de acordo com o fabricante, proporcionam uma rápida aceleração com um peso 60 gramas inferior ao atual par de cubos Ultegra 6800. O resultado é um jogo de rodas 80g mais leve que suas predecessoras.

Disponibilidade – O novo grupo Shimano Ultegra R8000 mecânico, equipado com freios de aro começa a desembarcar na Europa ainda neste mês. Já a opção de transmissão eletrônica Di2, bem como os freios a disco hidráulicos, serão disponibilizados a partir de agosto.

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