20 de abril de 2024

SRAM GX Eagle, o grupo para MTB de 1×12 velocidades a preço (quase!) popular

Nova linha de componentes para transmissões 1 x 12 chega ao mercado pela metade do preço do topo de linha X01 Eagle

Apresentada em março do ano passado, a linha de componentes Eagle, da marca estadunidense SRAM, sacudiu o mercado ao lançar o conceito simplificado das transmissões de coroa única e cassetes de 12 velocidades. Com suas duas versões topo de linha, a XX1 Eagle e a X01 Eagle, tornaram-se rapidamente objeto de desejo de grande parte dos ciclistas de mountain bike, ainda que, com seus preços quase estratosféricos, tornaram-se realidade de poucos privilegiados.

Felizmente, a SRAM atendeu aos apelos de seus fãs e lança ao mercado o novo grupo de linha intermediária GX Eagle, que não apenas herda várias das características dos grupos topo de linha de 1×12 velocidades, mas será disponibilizado a um preço bem mais em conta.

Pedivela SRAM GX Eagle

Pedivela SRAM GX Eagle

O novo pedivela SRAM GX Eagle é forjado em liga de alumínio 7000. Assim como nos demais membros da linha Eagle, utiliza coroas com endenteamento X-Sync 2, desenvolvidos especialmente para transmissões de 1×12 velocidades, com montagem direct mount.

Com opções de braços para todo tipo de ergonimia (165mm, 170mm e 175mm), o novo pedivela pesa entre 610 a 662 gramas e é compatível com movimentos centrais nos padrões BB30/PF30-68/73mm, GXP 100mm/PF GXP 121mm e GXP/PF GXP 68/73mm.

Assim como nos demais componentes da linha GX Eagle, o novo pedivela é compatível com os grupos XX1 Eagle e a X01 Eagle, permitindo assim uma customização na transmissão da bike de acordo com o gosto e as possibilidades financeiras de seu utilizador.

Cassete SRAM XG-1275

Cassete SRAM XG-1275

Construído a partir de placas de aço recortadas a laser, o novo cassete XG-1275 possui uma relação com um alcança de 500% entre seu pinhão menor – de 10 dentes -, e o, maior de 50. Isto se traduz em bons níveis de velocidade em terrenos planos e controle total nas subidas.

Ligeiramente mais pesado que os cassetes das linhas XX1 Eagle e a X01 Eagle, o novo cassete XG-1275 pode ser uma alternativa interessante para se reduzir os custos na aquisição de um grupo de 1×12 velocidades.

Câmbio SRAM GX Eagle

Câmbio SRAM GX Eagle

Compatível com componentes das linhas XX1 Eagle e a X01 Eagle, o novo câmbio SRAM GX Eagle utiliza as mesmas tecnologias que os modelos topo de linha da marca, a um peso ligeiramente maior, já que abre mão de materiais nobres utilizados na construção destes.

Com seu corpo em alumínio e molas e polias em aço, o novo câmbio é compatível com cassetes de 10-50 dentes e incorpora a tecnologia X-Horizon, que limita seu movimento apenas na horizontal, mantendo asim a polia guia (superior) sempre na mesma distância em relação aos pinhões do cassete, o que resulta em trocas de marchas mais suaves e efetivas.

Trocadores de marcha GX Eagle

Trocador de marcha GX Eagle Grip Shift

Disponibilizado em duas versões – Trigger, com alavanca de acionamento em alumínio e Grip Shift, de acionamento rotacional -, os novos trocadores da linha GX Eagle foram projetados especificamente para mudanças de marcha rápidas e efetivas.

O modelo Trigger é compatível com o sistema MatchMaker X, o que permite ser instalado em um única abraçadeira em conjunto com a manete de freio e/ou o controle remoto do canote telescópico do selim, caso este esteja presente na bicicleta.

Trocador de marcha GX Eagle Trigger

Corrente SRAM GX Eagle

Corrente SRAM GX Eagle

Alternativa econômica às caras correntes de 12 velocidades das linhas XX1 Eagle e a X01 Eagle, a nova corrente GX Eagle utiliza o mesmo perfil Flow Link de suas ‘irmãs’, com o design das placas internas mais arredondados, que reduzem a fricção e o desgaste.

Assim como em todas as correntes da marca, utiliza o sistema de engate rápido para sua montagem, denominado PowerLock.

Preços e disponibilidade – O novo grupo SRAM GX Eagle e 1×12 velocidades será comercializado pelos seguintes valores:

Comparação de preços entre os grupos SRAM GX Eagle, XX1 Eagle e X01 Eagle

Componente GX Eagle XX1 Eagle X01 Eagle
Pedivela $120-$170 $425 $390
Câmbio traseiro $110 $289 $220
Cassete $195 $420 $360
Trocador (Trigger) $40 $162 $127
Trocador (Grip Shift) $40 $148 $118
Corrente $30 $60-85 $60-85
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização