26 de abril de 2024
Foto: ICMBio / Divulgação

Brasília ganha a maior trilha de mountain bike em unidade de conservação no Brasil

Trilha com 44km de extensão será inaugurada neste sábado, às 9h, na Floresta Nacional (Flona), dentro das comemorações de seus 18 anos de aniversário

A Floresta Nacional de Brasília (Flona) inaugura neste sábado (10), às 9h, a maior trilha de mountain bike localizada  no interior de uma unidade de conservação (UC) do País. O percurso, circular, possui 44 quilômetros de extensão totalmente sinalizados, com diferentes níveis de dificuldades. A trilha oferece ainda opções de circuitos menores de 30, 20, 10 e 5 quilômetros, podendo ser utilizada por pessoas de todas as idades e condicionamento físico.

“Com a nova trilha, a Flona, que fica em área vizinha ao Parque Nacional e já é muito frequentada por ciclistas da cidade, irá se transformar, certamente, no templo do montain bike candango”, diz o chefe da Flona, Robson Rodrigues, ao lembrar que, pelo fato de estar localizada no interior de uma unidade de conservação da natureza, a trilha proporciona toda a segurança ao ciclista.

A trilha funcionará, gratuitamente, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados em que a Floresta Nacional estiver aberta à visitação, tornando-se uma opção de lazer para todos os brasilienses que utilizam a bicicleta como prática esportiva. O local deverá abrigar, também, provas de MTB para amadores e profissionais, organizadas por empresas e associações de ciclistas parceiras da gestão da Flona.

Passeio monitorado via satélite – Para facilitar o uso das trilhas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),gestor da Floresta Nacional de Brasília, vai disponibilizar no seu site arquivo com o mapa georreferenciado da Flona (clique aqui para ter acesso) que pode ser baixado no celular por meio do aplicativo PDF Maps. Com ele, o usuário poderá acompanhar em tempo real, via satélite, o seu deslocamento na trilha, identificar a sua posição exata, calcular distâncias e fazer mudanças de percurso com toda a precisão.

Baixe aqui o tracklog da nova trilha:

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Nova_Flona.gpx”]

A trilha foi construída e sinalizada pelos servidores da Floresta Nacional de Brasília com o apoio do trabalho voluntário de dezenas de integrantes de clubes de ciclismo da cidade. A inauguração faz parte das atividades de comemoração do aniversário de 18 anos da Flona e dos 10 anos do ICMBio, além de integrar as festividades da Semana do Meio Ambiente.

Além da inauguração da trilha, haverá atividades durante todo o dia, como passeio para observação de aves, cavalgada no novo circuito de trilhas equestres e, a partir das 19h, caminhada à luz da lua cheia, com o Grupo de Caminhada de Brasília.

Confira as atividades no cronograma abaixo:

Serviço

18º Aniversário da Floresta Nacional de Brasília

Dia 10 (sábado)

  • 7:00 – Passeio para observação de aves, com Jonatas Rocha;
  • 8:00 – Hino Nacional;
  • 8:40 – Solenidade de Abertura;
  • 8:50 – Oficialização do Programa do Voluntariado;
  • 9:00 – Passeio na nova trilha sinalizada para mountain bike. Opções de  5, 10, 20, 30 e 46km com diversos grupos do DF;
  • 19:30 – Caminhada à luz da lua cheia, junto ao Grupo de Caminhadas de Brasília

Maiores informações: 61 3355-5517 / 5940

Localização

A Floresta Nacional de Brasília está localizada próximo do Parque Nacional de Brasília, às margens das Rodovias BR-070 e DF-001 (Estrada Parque Contorno (EPCT).

O que é a Flona?

Criada por meio de decreto presidencial e por iniciativa da luta da ONG Funatura, a Unidade de Conservação Federal Floresta Nacional de Brasília – Flona possui uma área de 9.336,14 hectares, dividida em quatro glebas descontínuas e quatro partes do Cerrado preservadas, localizadas na RA de Taguatinga e as outras duas na RA de Brazlândia.

Sua área serve de proteção para dois mananciais importantíssimos para a cidade: O Descoberto e Santa Maria/Torto. O Rio Descoberto é responsável por 65% do abastecimento de água potável do DF, são eles o córrego Bucanhão e o Capão da Onça.

A Flona tem como objetivo o reflorestamento, lazer e sustentabilidade, educação ambiental e proteção do entorno do Parque Nacional de Brasília. O local é palco de vários eventos de mountain bike da cidade.

Além de ser uma área de proteção ambiental, a Flona é também parte integrante dos mananciais de água que abastecem Brasília. Portanto, é obrigação de todos os frequentadores se conscientizar sobre a importância da disciplina de preservação e proteção ambiental em sua área. No interior da Flona é proibido utilizar as áreas virgens, portanto, as pedaladas devem restringir-se aos caminhos já demarcados.

Com informações do ICMBio

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização