18 de abril de 2024

Flona (Trilha Nova)

A maior trilha de mountain bike localizada  no interior de uma unidade de conservação (UC) no Brasil, a Nova Trilha da Flona possui uma extensão total de 45 quilômetros e, ao contrário dos demais percursos da área, não é indicada para iniciantes.

Em sua maior parte a trilha conta com sinalização composta por placas de madeira, totens e setas pintadas nas árvores, estas últimas requerendo um pouco mais de atenção, principalmente dos ciclistas mais rápidos que correm o risco de ‘passar batido’ por elas devido ao seu pequeno tamanho.

Boa parte do percurso é composto por singletracks – alguns de velocidade e outros mais travados, que requerem um pouco de prática e atenção -, estradões de terra e poucos trechos de cascalho solto. Atenção redobrada nas curvas de alta velocidade, já que existe a possibilidade de se dar de cara com areia fofa – e tombo certo!

A segunda parte do percurso é o que exigirá mais condicionamento físico dos mountain bikers, já que boa parte dele é composta por subidas, incluindo uma subidinha técnica logo depois da barragem. 

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Nova_Flona.gpx”]

P.S: O trajeto sofreu uma pequena alteração em relação ao mapa original disponibilizado pelo ICMBio. O tracklog disponibilizado por nós refere-se ao percurso definitivo.

Detalhes das condições climáticas

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização