19 de abril de 2024

Öhlins lança dois novos modelos de garfos de suspensão para MTB Enduro

Novos modelos da marca sueca contam com canelas de 36mm e a exclusiva tecnologia TTX, que utiliza dois compartimentos hidráulicos separados

Maior fabricante de amortecedores do mundo, a marca sueca Öhlins adicionou esta semana ao seu catálogo dois novos garfos de suspensão para bicicletas, destinados ao crescente mercado do Enduro MTB.

Batizados de RXF 36 27.5″ e RXF 36 Coil, os novos modelos utilizam – como seus nomes deixam explícito – canelas de 36mm e a tecnologia TTX, herdada de sua experiência nas competições de motocross, que utiliza dois compartimentos hidráulicos separados funcionando em paralelo, que resulta em uma curva de amortecimento suave no início de seu curso, sem perder a capacidade de amortecer grandes impactos.

RXF 36 Coil

Öhlins RXF 36 Coil

Voltada para as disciplinas de MTB Trail / All Mountain, o novo garfo de suspensão Öhlins RXF 36 Coil é um dos poucos modelos hi-end de sua categoria a utilizar molas de aço no lugar do ar comprimido. De acordo com a Öhlins, a opção resultou em uma curva de amortecimento mais linear que a obtida nos modelos pneumáticos, independentemente de fatores externos como temperatura e pressão atmosférica, além de uma maior sensibilidade nos impactos de alta velocidade.

Para garantir uma maior rigidez estrutural, a espiga e o crown do garfo são modelados em uma única peça e o garfo utiliza o padrão Boost de eixos de cubo (15 x 110mm).

A nova RFX 36 Coil conta com ajuste de retorno (15 cliques), compressão de baixa velocidade e compressão de alta velocidade, este último com a opção pedal mode, que evita que a suspensão baixe excessivamente durante as pedaladas. Seu curso, internamente ajustável, varia de 110 a 160mm.

Para garantir a máxima compatibilidade com o peso do ciclista, são disponibilizadas 7 opções de molas com cargas entre 35 a 65 libras, em incrementos de 5 libras.

Disponível apenas para bicicletas com rodas 29 polegadas, a nova RXF 36 Coil pesa um total de 2.380 gramas.

RXF 36 27.5″

Öhlins RXF 36 27.5"
Öhlins RXF 36 27.5″

Com 170mm de curso e destinado à bikes com rodas no formato 27.5 polegadas com pneus de até 2.8″ de largura, o novo garfo de suspensão Öhlins RXF 36 27.5″ conta com três câmaras de ar independentes, que possibilitam otimizar a curva de amortecimento de acordo com as condições de terreno, estilo de pilotagem e peso do ciclista.

Assim como no modelo a mola, conta com sistema TTX com 15 níveis de ajuste de retorno, além de controle de compressão de alta e baixa velocidade.

A nova RXF 36 27.5″ é compatível apenas com eixos de rodas no padrão Boost 15 x 110mm.

Até o presente momento, a Öhlins não havia informado o preço dos novos garfos de suspensão RXF 36 27.5″ e RXF 36 Coil. Em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização