29 de março de 2024
Foto: Thiago Lemos / CBC

Campo Bom (RS) sedia pela segunda vez o Campeonato Brasileiro de BMX

Pilotos já podem fazer a inscrição através do site da confederação. Evento espera receber cerca de 500 competidores de todo o país

A cidade de Campo Bom, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, será palco, pela segunda vez, do Campeonato Brasileiro de BMX. A primeira oportunidade aconteceu em 2015. O evento está marcado para os dias 01 e 02 de julho na Pista de BMX Bertoldo Oscar Dreyer, localizada na Avenida das Nações (Parcão).

Com os principais nomes do esporte no país confirmados na disputa, a competição promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos. Serão 34 categorias oficiais – divididas nas classes Challenger e Championship –  concorrendo o título brasileiro e buscando pontos importantes no ranking mundial da modalidade.  

Para a classe Championship, compostas pelas categorias Elite e Junior (Masculino e Feminino), existem dois títulos nacionais: Time Trial (prova contrarrelógio individual) e Racing (disputa em grupos separados por baterias). Todos os pilotos devem participar da prova Time Trial, conforme regulamento UCI. A classificação geral do Time Trial será utilizada para distribuição das baterias na prova Racing, que acontece no dia seguinte.  

A corrida Time Trial se desenrolará em duas fases. Primeiro acontece uma tomada de tempo com apenas 1 volta cronometrada, e depois uma Super Final, onde o número de pilotos inscritos em cada categoria, determina quantos pilotos se classificam para disputar o título.

Inscrições – As inscrições para o Brasileiro de BMX estão abertas desde a manhã desta quarta-feira (14). Para participar, os pilotos devem acessar o site da confederação e realizar a inscrição no sistema online até as 23h59 do dia 28 de junho.  

No final do processo de inscrição, imprima o comprovante e guarde, ou entregue ao seu dirigente de equipe para esclarecer eventuais dúvidas na confirmação das inscrições na secretária do evento. Qualquer outra dúvida, favor encaminhar para o e-mail: campeonatobrasileiro@fgc.com.br ou inscricoes@cbc.esp.br

As inscrições das categorias promocionais (Balance Bike e BMX Especial), serão efetuadas diretamente na secretaria do evento até as 20h00 do dia 01 de julho. Já na categoria promocional MTB Open, as inscrições serão efetuadas através do e-mail: campeonatobrasileiro@fgc.com.br até o dia 28 de junho.

A corrida Time Trial se desenrolará em duas fases: uma tomada de tempo com apenas 1 volta cronometrada e uma Super Final, onde o número de pilotos inscritos em cada categoria, determina quantos pilotos se classificam para a Super Final Time Trial

Quem pode participar? – Somente poderão participar das categorias oficias do evento os pilotos filiados a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Para se filiar, o atleta deve entrar em contato com a federação de ciclismo do seu estado, no caso de pilotos autônomos, ou solicitar junto ao seu clube a regularização de sua filiação.

O Campeonato Brasileiro de BMX 2017 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) e Liga Campobonense de BMX, com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Bom.

Campeões recentes

  • 2016 – Ariel João / Priscilla Stevaux
  • 2015 – André Fassina / Priscilla Stevaux
  • 2014 – Renato Rezende / Priscilla Stevaux
  • 2013 – Rogério dos Reis / Bianca Quinalha
  • 2012 – Pedro Montan / Bianca Quinalha

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização