27 de abril de 2024
Foto: Divulgação / Copa São Paulo Open de Bike Downhill

2ª etapa da Copa SP de Bike Downhill agita a Baixada Santista neste fim de semana

Downhillers irão encarar a difícil descida da pista Asa Delta Racing, no Morro da Asa Delta, em São Vicente (SP)

A Copa São Paulo Open de Bike Downhill promete ser a grande atração esportiva do fim de semana na Baixada Santista, no feriado prolongado de Corpus Christi. Entre sábado e domingo, dias 17 e 18 de junho, alguns dos melhores pilotos de Mountain Bike do país vão encarar a difícil descida da pista Asa Delta Racing, no Morro da Asa Delta, em São Vicente (SP), na segunda etapa da competição, que teve as inscrições gratuitas para todos os participantes.

“A Copa São Paulo Open de Bike Downhill é muito importante para a nossa cidade. É mais uma forma de impulsionar o esporte em São Vicente e aproveitar as nossas condições naturais de realizar essa prova. Assim, será mais uma modalidade sendo valorizada pelo esporte vicentino”, destaca o secretário Gilson Nunes, da Secretaria de Esportes (Sespor), que esteve presente na etapa de abertura da competição, realizada em fevereiro deste ano, também na pista de MTB da do Morro da Asa Delta.

Evento esportivo com o intuito de incentivar a prática do downhill e o surgimento de novos talentos na Baixada Santista, a Copa São Paulo Open de Bike Downhill tem como principal objetivo fomentar a prática do Mountain Bike, incentivando os participantes a praticarem um esporte que valoriza a qualidade de vida, bem-estar e saúde, como é o ciclismo. 

Nesta etapa, a principal novidade da Copa São Paulo Open de Bike Downhill é que o teleférico estará liberado, de forma gratuita, para a subida dos pilotos nos dois dias de competição. O uso do teleférico continuará sendo usado pelos ciclistas após a competição, um grande legado conquistado pelo evento, podendo os atletas treinarem utilizando-se da ferramenta diariamente, ao custo de 15 reais por dia (até quatro subidas neste período).

Assim como na abertura, a prova terá largada no alto do Morro da Asa Delta, com altitude máxima de 180 metros e uma pista com extensão de aproximadamente 900 metros em uma trilha natural. Aqueles que fizerem os cinco menores tempos na categoria subirão ao pódio, obedecendo a ordem de classificação do menor ao maior tempo, sendo declarado vencedor da etapa o participante que fizer o percurso em menor tempo na descida oficial.  

Primeira etapa – Realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, a abertura da Copa São Paulo Open de Bike Downhill teve a vitória do espanhol Javier Guijarro na categoria Pro. O ciclista deu a volta por cima após ser apenas o sexto colocado no qualify e ganhou o título da primeira etapa. Ao lado de Javier e do vice-campeão, Gabriel Gianinni, subiram no pódio outros três brasileiros, Guimerton Ribeiro, Wallace Miranda e Gabriel Oliveira, entre terceiro e quinto lugares, respectivamente. 

A Copa São Paulo Open de Bike Downhill é um projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (Lei 13.918) do Governo do Estado de São Paulo, com realização da ONG Associação Progresso, apoio da Prefeitura do Município de São Vicente, através da Secretaria de Esportes (Sespor) e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo – SELJ.

Programação oficial

Sábado – 17 de junho

  • 10h às 17h – Treinos livres

Domingo – 18 de junho

  • 10h às 13h – Treinos livres
  • 13h às 15h – Início da tomada de tempo oficial para todas as categorias
  • 15h – Premiação de todas as categorias

Serviço

Copa São Paulo de Bike Downhill – Etapa II

  • Data: 17 e 18 de junho
  • Local: Pista Asa Delta Racing
  • Endereço: Rua José Adorno, 39 – Itararé, São Vicente (SP)
  • Inscrições: gratuitas e limitadas para 200 atletas
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização