20 de abril de 2024
Após consolidar seu padrão UST no mundo do mountain bike (esquerda), a Mavic estabelece um novo standard para bicicletas de estrada

Mavic lança novo padrão para pneus tubeless em bicicletas de estrada

Marca francesa cria norma UST Road Tubeless, que promete facilidade de instalação, durabilidade e principalmente, sua segurança

Um pouco atrasada em relação às suas concorrentes que investem cada vez mais no uso de pneus sem câmara em bicicletas de estrada, a Mavic anuncia o lançamento de cinco novas linhas de rodas e um novo pneu para utilização tubeless. De acordo com a marca francesa, a demora deveu-se à necessidade de se criar um novo standard de qualidade, a exemplo do padrão UST, atualmente utilizado pelo mercado do mountain bike.

Mavic Cosmic Elite UST

Com a criação do padrão UST Road Tubeless, a Mavic desenvolveu normas técnicas de orientação no design de aros, rodas e pneus, de forma que ocorra uma vedação perfeita entre estes, sem prejuízo de sua facilidade de instalação, sua durabilidade e, principalmente, sua segurança.

Desenvolvido originalmente em 1999 em parceria entre as marcas francesas Mavic, Michelin e Hutchinson para o mercado de bicicletas mountain bike, o padrão de certificação Universal Standard Tubeless (UST) é atualmente seguido por dezenas de fabricantes de componentes.

Diagrama da parede interna dos aros Mavic UST Road

Basicamente, um sistema UST utiliza um design especial levemente chanfrado ao longo da borda interna do aro da roda, que se encaixa perfeitamente em pneus com a mesma certificação, que possuem uma borda interna em forma de gota. Este padrão possibilita que o pneu permaneça montado no aro mesmo que haja vazamento de pressão, condição fundamental para a segurança dos ciclistas de estrada que, segundo a Mavic, seus concorrentes não tem dado a devida atenção.

Detalhe da construção do novo pneu Yksion Pro UST

Os novos modelos de rodas Mavic UST Road foram desenvolvidos para serem utilizados em conjunto com o novo pneu Yksion Pro UST, disponível nas opções com 25 e 28mm de largura. Este pneu conta com borda em kevlar, o que lhe garante excelentes caraterísticas de leveza e resistência, além de possuir a maleabilidade necessária para se moldar corretamente na parede interna do aro. Segundo a Mavic, é possível montar o Yksion Pro UST com o auxílio de uma bomba de piso comum, graças ao design do aro e à vedação eficaz proporcionada pela elasticidade da borda interna do pneu.

Embora tecnicamente o novo sistema tubeless de bicicletas de estrada da Mavic seja tão preciso que possa ser utilizado sem a necessidade de selantes, a Mavic recomenda que, a título de proteção contra furos, seja aplicado 30ml do líquido em cada pneu.

Vantagens – Assim como no mountain bike, ciclistas de estrada beneficiam-se de diversas vantagens na utilização de sistemas tubeless. Ao eliminar de ar do conjunto, reduz-se o atrito entre ela e o pneu, reduzindo a resistência de rolagem em até 15%.

Mavic Pro Carbon SL Disc

O peso também é um fator a se levar em consideração. Embora um pneu UST pese 45 gramas a mais que sua versão standard, o conjunto pneu / selante acaba por ser 40g mais leve que a união pneu / câmara de ar.

Mavic Allroad Elite

Novas rodas, aros e pneus

Com o lançamento do padrão UST Road Tubeless, a Mavic disponibiliza 15 novas versões de rodas que irão somar-se às linhas Comete, Cosmic, Ksyrium e Allroad, além do aro Open Pro e o pneu Yksion Pro UST.

Modelo Preço Peso
RODA    
Comete Pro Carbon SL Disc U$ 1899 1755 gramas
Comete Pro Carbon SL U$ 1799 1635 gramas
Cosmic Pro Carbon SL Disc U$ 1899 1570 gramas
Cosmic Pro Carbon U$ 1799 1450 gramas
Cosmic Elite Disc (disponível em julho) U$ 499 1770 gramas
Cosmic Elite (disponível em julho) U$ 449 1850 gramas
Ksyrium Pro Carbon SL Disc U$ 1899 1510 gramas 
Ksyrium Pro Carbon SL U$ 1799 1390 gramas 
Ksyrium Pro Disc (disponível em julho) U$ 1099 1620 gramas
Ksyrium Pro (disponível em julho) U$ 999 1420 gramas
Ksyrium Elite Disc (disponível em julho) U$ 799 1690 gramas
Ksyrium Elite (disponível em julho) U$ 699 1520 gramas
Allroad Pro Disc U$ 1099 1660 gramas
Allroad Elite Disc U$ 799 1720 gramas
Allroad Elite RB (rim brake) U$ 799 1600 gramas
AROS    
Open Pro Disc U$ 99 420 gramas
Open Pro U$ 99 420 gramas
PNEU    
Yksion Pro UST U$ 69 260 gramas

Atualmente o padrão UST Road Tubeless está em vias de certificação pela International Organization for Standardization (ISO) e pela European Tyre and Rim Technical Organisation (ETRTO), entidade internacional responsável pela normatização dos diâmetros e design dos aros de rodas. Ao obter a certificação ETRTO, a Mavic abre as portas do uso da patente para outras marcas, que podem mediante o pagamento de royalties, utilizar a tecnologia.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização