22 de julho de 2017
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Bosch traz a tecnologia de freios ABS ao mundo das e-Bikes

Desenvolvido em parceria com a Magura, novo sistema de freios anti-travamento do fabricante alemão promete maior controle da bicicleta e redução da distância de frenagem 

Um dos principais fabricantes mundiais de componentes eletro-eletrônicos para bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes), a Bosch anunciou a criação do primeiro sistema de freios ABS produzido em série para este tipo de bike. A proposta principal do novo produto é, segundo seus desenvolvedores, é reduzir ao máximo a distância de frenagem e aumentar a segurança do ciclista.

O novo sistema de freios ABS da Bosch impede o travamento da roda dianteira, evitando capotamentos – Foto: Bosch eBike Systems

Estudos conduzidos pela Bosch Accident Research, divisão de pesquisas da empresa alemã, concluíram que acidentes envolvendo e-bike poderiam ser reduzidos em até 25% se os freios da bikes fossem equipados com sistemas anti-travamento. Com esta conclusão, a Bosch desenvolveu um novo sistema de freios que incorpora sensores em ambas as rodas, que detectam quando a roda dianteira está prestes a travar e a dianteira iniciando a perder contato com o chão. Quando isto ocorre, o sistema instantaneamente responde liberando parcialmente o freio dianteiro, de forma manter a roda dianteira rolando e mantendo assim o controle da bicicleta.

O novo sistema de freios ABS da Bosch promete uma frenagem mais eficaz e segura - Foto: Bosch eBike Systems
O novo sistema de freios ABS da Bosch promete uma frenagem mais eficaz e segura – Foto: Bosch eBike Systems

O novo sistema ABS da Bosch foi desenvolvido para funcionar em conjunto com uma versão modificada dos freios a disco hidráulico MT5, da Magura, parceira no projeto. Seu módulo de controle, que conta com uma luz piloto que informa sua ativação, fica instalado na parte inferior do guidão e acrescenta cerca de 800 gramas ao peso final da bike. 

Disponibilidade – De acordo com a Bosch, o novo sistema ABS para e-bikes deverá ser incluído como item de série de alguns fabricantes parceiros já a partir do próximo semestre e em um primeiro momento não deverá ser comercializado avulsamente.

Freios ABS

Desenvolvido pela Bosch em 1978 para o mercado automotivo, o freio ABS (Antiblockier-Brems System em alemão) é um sistema de frenagem que evita que a roda trave subitamente quando os freios são acionados fortemente, evitando assim a perda de controle do veículo e permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia.

O ABS atual é um sistema eletrônico que utiliza sensores para monitor a rotação das rodas, comparando-as com a velocidade do veículo. Em uma situação de frenagem de emergência, a força de frenagem aplicada pode ser maior que o pneu pode suportar, resultando em travamento. Como resultado, o pneu não consegue mais transferir nenhuma força de tração lateral, deixando o veículo instável e fora de controle.

Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Em geral, a distância de parada é reduzida também.

Embora seja uma novidade no mercado de e-bikes, freios ABS já tem sido testados há algum tempo no ciclismo. Recentemente, uma parceria entre o fabricante italiano de bicicletas Pinarello e a BluBrake está testando um novo sistema desenvolvido especificamente para evitar o travamento da roda dianteira de bicicletas de estrada em situações de emergência.

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