25 de abril de 2024
Foto: Divulgação

Belas paisagens e percurso técnico são os ingredientes da 3ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites

A prova que será disputada no dia 9 de julho em Agudos, exigirá dos ciclistas profissionais e iniciantes estratégia para vencer subidas e descidas em solo que irá do asfalto à terra, passando ainda por trechos de grama

A 3ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017, que será realizada no dia 9 de julho na cidade de Agudos, com concentração, largada e chegada na Fazenda São Benedito, promete aos atletas de elite da Categoria Pro, que pedalarão 55 km e aos iniciantes da Categoria Sport, com percurso de 19 km, dificuldades em trechos de subida, mas muita recompensa com bons quilômetros planos e uma paisagem que encanta aos olhos.

“O percurso apresentará aos atletas profissionais e iniciantes dificuldades que exigirão muita preparação, concentração e estratégia para dosar a energia das pedaladas. Em um dos trechos, a subida de uma serrinha de apenas 600 metros apresenta uma inclinação de até 20%, onde os atletas das categorias Masculina e Feminina Pro receberão uma premiação de Meta de Montanha”, detalha Agnaldo Máximo, organizador do Circuito Pedal Sem Limites e ciclista profissional desde 2007, com um extenso currículo de vitórias.

Na 1ª etapa, realizada em 5 de fevereiro em Bauru, cerca de 160 cliclistas se reuniram para participar do evento que teve categorias para todas as idades, como as de 13 a 15 anos e também acima de 55 anos. Os competidores e amantes do ciclismo aproveitaram o evento para celebrar a paixão em comum pelo mountain bike.

Na 2ª etapa de Bariri, realizada em 2 de abril, 146 ciclistas caíram no areião nas estradas rurais, com boas disputas no sprint final, rendendo pedaladas emocionantes para as primeiras colocações.

Foto: Divulgação

Belas paisagens, subidas e trechos de velocidade – A 3ª etapa da prova terá como ponto de concentração, largada e chegada a Fazenda São Benedito, que possui uma agradável estrutura de restaurante, espaço para as crianças brincarem e pertence ao circuito de turismo rural de Agudos. “A fazenda fica na SP 273 e oferecerá aos atletas e aos acompanhantes, um ambiente muito prazeroso para o dia da prova”, comenta Agnaldo.

A largada da prova sairá da fazenda, passará pela porteira e após 200m, o pelotão será liberado para sentar a sapatilha no pedal. “O início é sinuoso e com curva, por isso seguraremos os ciclistas neste início. Depois, eles seguirão em direção a Piratininga, em um trecho bem plano, onde os atletas poderão imprimir uma velocidade entre 40 a 45 km/h. Em seguida, no km 5, eles encontrarão uma descida de cascalho, onde precisarão ter cuidado e chegarão a uma subida à esquerda até o km 6. Neste ponto, os atletas pegarão uma estrada de grama e areia que, embora seja plana, apresentará dificuldades por causa da resistência do solo ao pneu”, detalha o organizador da prova.

O percurso ainda reservará a travessia de dois rios e um bom trecho de asfalto. “No alto da serrinha, os atletas sairão nos eucaliptos e cairão no asfalto no final da SP 273. Os ciclistas da Pro descerão a Serra de Agudos sentido seminário, passarão em um pequeno trecho de asfalto em direção à Fazenda Glória, irão para o sentido de Borebi e voltarão para o alto da serra. Já os atletas da Sport, neste ponto da serrinha, seguirão no em outro trecho de asfalto de 4km até a entrada da Fazenda São Benedito, passarão pela terra dentro da propriedade e chegarão local de chegada e concentração”, resume Agnaldo Máximo. Os atletas da Pro enfrentarão uma altimetria em torno de 800m e os da Sport, cerca de 380m.

Categorias – A 3ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017 será dividida em dez categorias no masculino, do juvenil ao veterano, em duas categorias no feminino, Sub-35 e Máster, além das categorias em Dupla Masculino e Dupla Mista, que são as categorias Pro e largam 10 minutos antes. Haverá também as categorias estreantes no masculino e feminino até 40 anos e acima de 40 anos, voltadas aos atletas iniciantes. No entanto, todos os ciclistas percorrem o mesmo trajeto, separado apenas entre nível Pro (atletas profissionais e amadores) e Sport (atletas iniciantes). “Os cinco melhores tempos na classificação geral, tanto no masculino quanto no feminino, formarão a Categoria Elite e receberão uma premiação em dinheiro que chegará ao total de R$ 2 mil”, explica Máximo.

Serviço

3ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017

  • Data e horário: Dia 9 de julho, com retirada dos kits a partir das 6h30, formação do grid de largada às 8h50, largada para a categoria Pro às 9h e Sport, às 9h20
  • Local da concentração, largada e chegada: Fazenda São Benedito, na SP 273, em Agudos
  • Inscrições e informações: Na página do Pedal Sem Limites no Facebook, pelo site Incentivo Esporte, Trip Adventure e na loja Special Bikes, em Bauru (Rua Antonio Alves, 33-40, em Bauru)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização