23 de abril de 2024

Como baixar tracklogs do Strava sem possuir conta Premium

Ferramenta online possibilita a criação de arquivos no formato GPX a partir de páginas da rede social esportiva

Com a popularização dos ciclocomputadores GPS, percorrer trilhas e caminhos desconhecidos nunca foi tão fácil. Basta baixar o arquivo tracklog correspondente ao percurso e instalar o mesmo no dispositivo e seguir o caminho indicado.

Infelizmente, boa parte dos registros de trilhas e passeios fica hospedado no Strava, rede social esportiva que só disponibiliza arquivos tracklogs para download para usuários Premium.

Veja também:

Felizmente existe uma maneira relativamente simples de se gerar arquivos GPX (extensão de arquivo tracklog mais comum) a partir de uma página do Strava sem a necessidade de assinatura especial. Confira:

O primeiro passo é acessar a ferramenta Strava to GPX através de seu computador;

Clique no botão Strava to GPX e, enquanto mantêm a tecla do mouse pressionada…

Com o ponteiro do mouse, clique e arraste o botão Strava to GPX, localizado na área central da página até a Barra de Favoritos do browser do seu computador. Isto irá gerar um atalho de conversão;

…arraste o botão até a barra de favoritos do browser do seu computador. Isto irá gerar um atalho de conversão

Convertendo os arquivos – Para criar os arquivos, vá até a página do Strava com o percurso desejado. No mapa, clique no botão de download GPX. No caso de assinatura básica do Strava, um balão surgirá com a informação de que este é uma recurso exclusivo para assinantes Premium. Mantenha a balão aberto e clique no botão Strava to GPX da Barra de Favoritos.

Utilize a ferramenta da Barra de Ferramentas para criar o arquivo GPX

Na caixa de diálogo que surgir, escolha o nível de detalhamento do percurso (mínimo, normal ou detalhado); o nome do arquivo e em seguida, clique em Yeah, GPX Me!

Escolha o nível de detalhamento do percurso e nomeie o arquivo

Lembre-se de que quanto maior o detalhamento do percurso, maior será o tamanho do arquivo. Na maioria das vezes, a opção Normal (Default) funciona muito bem.

Salvando os arquivos – Após baixar o tracklog, salve-o na pasta de arquivos de seu dispositivo GPS (Nos aparelhos da marca Garmin, eles costumam ficar na pasta GPX (modelos antigos) ou New Files (modelos novos).

Reinicie seu ciclocomputador para poder utilizar o tracklog. Boas pedaladas!

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização