25 de abril de 2024

Shimano lança novo grupo Deore T6000 para cicloturismo

Novo grupo transmissorcompartilha uma série de características de seu similar para uso em mountain biking, como o design de seus componentes e a utilização da tecnologia Hollowtech em seu pedivela

A Shimano anunciou esta semana o lançamento iminente de um novo grupo transmissor para bicicletas voltado para o seguimento de cicloturismo. Derivado do novo grupo de MTB Deore M6000 apresentado em fevereiro deste ano, o novo Deore T6000 compartilha uma série de características de seu similar para uso em mountain biking, como o design de seus componentes e a utilização da tecnologia Hollowtech em seu pedivela.

Situado logo abaixo do grupo Deore XT T8000, o novo Deore T600 adota o mesmo esquema de nomenclatura adotado pela Shimano em todos os seu componentes, onde a letra inicial remontta ao seu uso específico: M para ‘Mountain Bike’, R (Road) para bicicletas de estrada e T (Touring), para bikes de cicloturismo.

Pedivela

Pedivela Deore T6000

O novo grupo baseia-se em uma transmissão de 10 velocidades, com a utilização de um pedivela com coroa tripla, com opções de combinação de coroas 26/36/48 ou 25/32/44 dentes. Seus braços incorporam a tecnologia Hollowtech de construção oca, que reduz o seu peso final sem prejuízo da resistência.

Como em todo grupo de uso urbano / trekking que se preze, o pedivela Deore T6000 conta com proteção na coroa maior para evitar que a mesma suje as pernas ou calças do ciclista. 

Todas as coroas contam com a tecnologia Shimano Hyperdrive que garante uma passagem de marchas suave e precisa mesmo sob alta carga.

Câmbio dianteiro

Cambio dianteiro Deore T6000

Com opção de montagem top swing (puxada do cabo por cima) ou bottom swing (puxada por baixo), o novo câmbio dianteiro Deore T6000 destaca-se por sua versatilidade, com trÊs opções de roteamento dos cabos de acionamento, o que o torna compatível com a maioria dos quadros de bicicleta disponíveis no mercado. Seu design, derivado da linha Deore de mountain bike, possibilita um maior espaço livre entre ele, o quadro, pneus, para-lamas e protetores de corrente.

Câmbio traseiro

Cambio traseiro Deore T6000

Desenvolvido para uso cicloturístico/urbano a partir da incorporação de tecnologias utilizadas no MTB, o novo câmbio traseiro Deore T6000 utiliza o design Shadow de perfil baixo, que evita o chacoalhar excessivo da corrente, mas sem o uso do sistema estabilizador comumente encontrado nos câmbios off-road da marca japonesa.

O novo câmbio traseiro é compatível com uma grande variedade de cassetes, embora seja otimizado para uso com as relações 11-34, 11-32 e 12-28 dentes.

Freios

Manete de freio Deore T6000

Para uma melhor poder de frenagem e modulação, a Shimano incluiu no novo grupo a opção de freios a disco hidráulicos. Sua manete possui design para uso com três dedos, ao contrário do modelo M6000, que pode ser acionado com um único dedo. O novo conjunto de freios utiliza rotores (discos) de 180mm na roda dianteira e 160mm na traseira, com engate do tipo Center-lock.

Compatível com pastilhas de resina, o novo freio utiliza pinças BR-T615 de acionamento por óleo mineral.

Para quem prefere uma solução mais barata e descomplicada, a Shimano oferece a opção de uso de freios do tipo V-brake, que utilizam sapatas S70C para uso em clima seco, ou o modelo M70CT4, mais indicado para tempo chuvoso.

Com lançamento previsto para o fim de julho, o novo grupo Shimano Deore T6000 ainda não teve seus preços divulgados. Em breve, novas atualizações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização