28 de março de 2024
Foto: Divulgação / Scott

Scott Genius 2018: Conheça tudo sobre a mais versátil MTB do mundo

Quadro intercambiável entre rodas 27,5” e 29” e outras novidades tecnológicas são destaques na nova trail bike da marca suíça

Uma das principais marcas de bicicleta do mundo, a Scott apresenta neste mês de julho a mais versátil mountain bike de que se tem a notícia: a nova Scott Genius 2018. Desde que foi colocada em linha, o modelo sempre focou em três pilares: inovação, tecnologia e design. Para a nova versão, a evolução foi ainda maior. Como disseram nossos engenheiros, “it’s all about versatility!” – em tradução livre, a nova Genius é tudo sobre versatilidade.

Foto: Divulgação / Scott

Além de toda a tecnologia aplicada, talvez para a versão 2018 a principal novidade seja a possibilidade do quadro ser intercambiável entre as rodas 27,5” e 29”. Conheça abaixo todos os principais pontos de destaque na novíssima Scott Genius:

Um quadro, dois tamanhos de roda – Com a nova Genius, a Scott quis ter a certeza de que atingiria o máximo de versatilidade possível. Nasceu um quadro completamente novo, compatível tanto com rodas 27,5” quanto com rodas 29”.

Foto: Divulgação / Scott

Isso se deve ao novo posicionamento do amortecedor traseiro, que agora fica paralelo ao seatstay. Quando precisar trocar de uma medida de roda para outra, tudo o que o ciclista precisa fazer é inverter a bucha excêntrica na base do amortecedor traseiro. Não há a necessidade de fazer qualquer alteração na suspensão dianteira, ao contrário do que acontece nas trail bikes de outras marcas. Um quadro, múltiplas opções.

Cinemática de movimento da suspensão otimizada – O sistema de amortecimento da Scott Genius sempre foi um diferencial. A curva de movimento da suspensão proporciona uma excelente sensibilidade nas pequenas ondulações da trilha. Por consequência, proporciona ótimas características de tração, além de suporte perfeito na porção média de curso  e um fim de curso controlado e confortável.

Foto: Divulgação / Scott

Para a linha 2018, o posicionamento dos pivôs foi pensado especificamente para garantir a eficiência na pedalada – e uma frenagem neutra. A combinação destas características se traduzem em um balanço perfeito entre o conforto do piloto e o controle, além de estabilidade e tração adicional na roda traseira.

Foto: Divulgação / Scott

Avançada tecnologia em carbono – A Scott sempre se orgulhou da habilidade em desenvolver bicicletas muito leves e ainda assim resistentes. Com a Genius 2018 esta característica se mantém. O objetivo era desenvolver um quadro que se tornasse referência entre as trail bikes com até 150mm de curso. No fim das contas, a marca suíça conseguiu produzir um quadro que tem peso total, incluindo todo hardware (parafusos e porcas), de 2.249g. Meta atingida e proporção rigidez-peso sem paralelos no mercado mundial.

Geometria moderna – Desde o seu lançamento no mercado, em 2003, a Scott Genius tem sido projetada para ser uma bike subir tão bem quanto desce – e vice-versa. Para a linha 2018, a marca suíça outra vez enfatiza este preceito.

O lançamento foi projetado com foco no equilíbrio. Comparada com a sua versão anterior, a nova Genius apresenta algumas diferenças:

  • Ângulo de direção mais relaxado;
  • Alcance (reach) estendido;
  • Chainstays mais curtos;
  • Ângulo do tubo de selim mais elevado.
Foto: Divulgação / Scott

A ideia da Scott é utilizar uma geometria que possa balancear a frente mais longa e garantir mais estabilidade nas descidas. O resultado é uma bike que sobe como nenhuma outra na categoria e desce ainda mais rápido do que você pode esperar. Depois de anos testando diferentes opções, os números da nova Genius 2018 são a conjunção de tudo que a marca desejou para uma bike nas trilhas que rodamos e construímos.

Sistema TwinLoc de suspensão – O já conhecido sistema de suspensão Scott TwinLoc foi aprimorado para a linha Genius 2018. Ele foi desenvolvido com o objetivo de ajudar o piloto a domar qualquer trilha, em qualquer condição. Conectando a suspensão dianteira e o amortecedor traseiro Nude através do TwinLoc, podemos trabalhar com características nas suspensões que nos permitem adaptar suas respostas a múltiplas condições na trilha. Tudo através de um toque na alavanca posicionada no guidão.

Foto: Divulgação / Scott

Diferença essencial: enquanto muitos sistemas apenas aumentam a compressão de baixa velocidade em um esforço em ganhar eficiência na pedalada, o TwinLoc vai além. Não apenas atuando sobre a regulagem de compressão, mas também modificando a curva da mola das suspensões, alterando inclusive a geometria da bike.

Com o TwinLoc, temos uma bike para subida, outra para a descida e uma terceira para tudo que estiver no meio de tudo isso. Todas em uma única bike.

As novas Scott Genius 2018 ainda não têm data confirmada de lançamento no Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização