18 de abril de 2024
Murilo Affonso Ferraz ficou com o título individual - Foto: Luis Claudio Antunes / Bike76

Murilo Affonso Ferraz vence a edição 2017 da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos

Ganhador da primeira etapa, ciclista da Soul Brasil Pro Cycling Team garantiu o título neste domingo

A Volta Ciclística Internacional de Guarulhos definiu seu campeão neste domingo (23). Após quatro etapas e mais de 500 km, o atleta Murilo Ferraz Affonso, da Soul Brasil Pro Cycling Team, de São José do Campos, garantiu o título da competição, a principal disputa do gênero no país. Em vantagem na classificação geral, o ciclista assegurou o primeiro lugar ao chegar no pelotão secundário na quarta etapa deste domingo – Guarulhos/Arujá/Guarulhos, com 108 km -, totalizando 11h05min34seg. O vice ficou com Alan Maniezzo, ciclista da São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto, 11h05min48seg, enquanto em terceiro lugar ficou com Caio Godoy Ormenese, também da Soul Brasil Pro Cycling Team, 11h06min18seg.

O time de São José do Campos ainda levou para a casa o título por equipes, fechando a Volta Ciclística Internacional de Guarulhos com o tempo de 33h17min31seg. O vice foi para o time anfitrião, o Pro Cycling TAM ADF/Guarulhos, com 33h26min50seg, enquanto terceiro posto ficou com a São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto, 33h30min43seg.

Foto: Luis Claudio Antunes / Bike76

A quarta e última etapa, toda feita na Rodovia Dutra e parte de Guarulhos, foi ganha por Ribeirão Preto. Rodrigo de Melo venceu no sprint, com diferença de um milésimo, marcando 2h22min03seg. A segunda colocação foi de Joel Cândido Prado Júnior, da Memorial/Santos/Fupes, enquanto Roberto Pinheiro da Silva, da Soul Brasil Pro Cycling Team, campeão no ano passado, foi o terceiro, ambos com o mesmo tempo do ganhador.

A etapa final da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos apenas confirmou a classificação geral do dia anterior. Com os lideres se resguardando,  os demais ciclistas foram para o tudo ou nada, buscando melhorar seus tempos e garantir o título do trecho, disputado quase todo na Dutra. Algumas fugas marcaram a prova, mas no final a decisão ficou para um sprint incrível, sendo necessária a confirmação do vencedor pela foto. Foi um encerramento de ouro para um evento que agradou a todos.

Para o diretor-geral do evento, José Cláudio Facex, o saldo foi muito bom. “Balanço muito positivo; tiramos dez em todas as etapas. Tivemos o apoio de muita gente, desde Polícia Militar, PRF, prefeitura, estado, entre outros, e o resultado foi muito bom. Isso faz com que pensemos já na próxima edição, para a qual já convido a todos. Além disso, reunimos as principais equipes do país, que garantiu um elevado nível técnico”, destacou.

Foto: Luis Claudio Antunes / Bike76

Campeão   – Aos 26 anos, o paranaense de Campo Mourão, festejou demais a conquista. “Um resultado muito importante. Pelo tamanho e glamour. Estou muito feliz.  A segunda etapa foi dura e importante, mas a terceira foi fundamental para a vitória. Na fuga, saltei para defender e acabei conseguindo um bom resultado e retomei a liderança. Vou guardar para sempre esta vitória no meu coração”, declarou Murilo Affonso Ferraz.

Pódio Individual – Foto: Luis Claudio Antunes / Bike76

Agora, o ciclista vai se preparar para o Brasileiro. Já venho me preparando para o Brasileiro, em Maringá (PR), no mês que vem. A idéia é manter a forma e chegar forte para e buscar um bom resultado. Com certeza vou embalado por este grande resultado”, finalizou.

Resultados 

Quarta etapa Guarulhos/Arujá/Guarulhos – 108 km

  1. Rodrigo de Melo (S. Francisco Saúde/Klabin/SME Rib. Preto/BRA), 2h22min03seg
  2. Joel Candido Prado Junior (Memorial/Santos/Fupes), 2h22min03seg 
  3. Roberto Pinheiro da Silva (Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA), 2h22min03seg
  4. Bruno Tabanez (Team SBC Audax/São Bernardo do Campo/BRA), 2h22min03seg
  5. Márcio Ferreira Bigai (ECT/Taubaté/Tarumã/BRA), 2h22min03seg

Geral Individual final após quatro etapas

  1. Murilo Ferraz Affonso (Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA), 11h05min34seg
  2. Alan V. Maniezzo (S. Francisco Saúde/Klabin/SME Rib. Preto), 11h05min48seg
  3. Caio Godoy Ormenese* (Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA), 11h06min18seg
  4. Felipe da Paixão Marques (Team UFF/BRA), 11h07min05seg 
  5. Jordi Simon Casulleras (Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA),  11h07min28seg

Pontos Geral Final

  1. Murilo Ferraz Affonso (Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA), 22 pontos
  2. Joel Cândido Prado Junior (Memorial/Santos/Fupes/BRA), 22
  3. Rodrigo de Melo (S. Francisco Saúde/Klabin/SME Rib. Preto/BRA), 17

Montanha Geral Final

  1. Magno do Prado Nazaret (Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA), 22 pontos
  2. José Jaílton Diniz (Pro Cycling Team ADF/Guarulhos), 21
  3. José Garcia Toledo (Pro Cycling Team ADF/Guarulhos), 18

Equipes Geral Final

  1. Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA, 33h17min31seg
  2. Pro Cycling Team ADF/Guarulhos/BRA, 33h26min50seg
  3. São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto/BRA, 33h30min43seg
  4. ECT/Taubaté/Tarumã/BRA, 33h48min35seg
  5. Clube de Ciclismo Só Pedal/BRA, 33h49min12seg
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização