25 de abril de 2024

Dogma K10S Disk, a 1ª bike de estrada com suspensão traseira regulada eletronicamente

Novo modelo topo de linha da marca italiana Pinarello utiliza inovador amortecedor traseiro acionado eletronicamente via ANT+ e Bluetooth

A marca italiana Pinarello lançou comercialmente um novo modelo de bicicleta de estrada com um revolucionário sistema de suspensão traseira ajustável inédita no mercado. Trata-se da Dogma K10S Disk, que incorpora o exclusivo amortecedor inteligente eDSS 2.0 (iniciais de Electronic Dogma Suspension System), que permite ser regulado de forma manual ou automática de acordo com as características do terreno.

Utilizado pela primeira vez este ano durante a clássica prova Paris-Rubaix pela equipe de ciclismo Sky, a Dogma K10S Disk utiliza um amortecedor que atua com uma combinação de elastômeros e sistema de travamento hidráulico, capaz de oferecer um curso de suspensão de 10mm.

O amortecedor da Pinarello Dogma 10KS Disk pode ser acionado de forma manual através de um aplicativo específico para ciclocomputadores Garmin

O sistema de suspensão pode ser ativado remotamente via redes ANT+ e Bluetooth, através de um ciclocomputador Garmin, de forma manual ou automática, graças a sensores giroscópicos e de aceleração instalados no tubo do selim, que analisam as condições do terreno e passam a controlar o eDSS 2.0.

Evolução – A nova Pinarello Dogma K10S Disk é uma evolução do modelo Dogma K8-S, lançado em 2015 e que utilizava um pequeno sistema de amortecimento passivo a base de elastômeros. O novo modelo herda também características da K10 Endurance, como o quadro em fibra de carbono Toray T1100 1K, garfo Onda F10 com ForkFlap e movimento central de rosca italiana, além da tecnologia 3xAir, que permite a instalação semi-integrada do suporte de garrafa, de forma a reduzir o arrasto aerodinâmico.

A Pinarello Dogma K10S Disk será comercializada com opções e grupos das marcas Shimano, SRAM e Campagnolo. em seu modelo topo de linha, virá equipada com grupo transmissor eletrônico Shimano Dura-Ace Di2, freios a disco hidráulicos, rodas Zipp 303 Disk, ao preço aproximado de 90 mil reais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização