28 de março de 2024
Foto: Diego Alves / Prefeitura de Vitória

Vitória (ES) anuncia o lançamento de sistema de bicicletas compartilhadas para crianças

Sistema Bike Kids foi anunciado durante a comemoração do primeiro ano do programa de bicicletas públicas da capital capixaba, que contará com mais 10 estações

Depois de Santos e Fortaleza, agora Vitória também vai contar com bicicletas compartilhadas para crianças. A novidade foi anunciada neste domingo (06), no evento que comemorou um ano do Bike Vitória e também revelou onde ficarão as novas estações do projeto.

Vitória ganhará mais 10 estações do Bike Vitória, sendo três delas voltadas para as crianças. As estações do Bike Kids ficarão ao lado de três estações já existentes: Estação SOE de Camburi, Estação Sicoob e Estação Praça dos Namorados.

As regras de uso para o Bike Kids serão as mesmas já praticadas no Bike Vitória: tarifa, período de utilização, forma de retirar iguais. O usuário apenas terá que comprar outro passe para não precisar esperar os 15 minutos entre uma viagem e outra. E essa aquisição acontece pelos mesmos canais: pelo aplicativo ou pelo site.

As bikes podem ser usadas por crianças de diferentes idades e tamanhos, já que os bancos e guidões são reguláveis, para atender crianças de até 1,50m e 50 kg. As bikes também vêm com rodinhas que podem ser levantadas.

“Esperamos que as pessoas, com suas famílias e amigos possam aproveitar os espaços públicos da cidade, nossas praças, praias, ciclofaixas, dentre outras opções”

“As pessoas que usam o Bike Vitória sempre solicitaram a ampliação das estações e as bicicletas para crianças. As famílias queriam andar juntas de bike, principalmente aos domingos nas nossas ruas de lazer. Então, agora esperamos que as pessoas, com suas famílias e amigos possam aproveitar os espaços públicos da cidade, nossas praças, praias, ciclofaixas, dentre outras opções”, declara o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“As estações para as crianças serão iguais, porém mais baixas. E a rodinha será auto retrátil. A ideia é desenvolver a autonomia da criança e acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode tirar sua bicicleta da estação e usar da forma que se sentir mais segura”, explica o diretor comercial do Grupo Sertel, Israel Leite de Araújo.

A previsão é de que em 60 dias todas as novas 10 estações já estejam em plena operação.

Confira as novas estações do Bike Vitória

  • Estação 21 – Praça de Goiabeiras
  • Estação 22 – Bairro República
  • Estação 23 – Shopping Vitória
  • Estação 24 – Fábrica de Ideias
  • Estação 25 – Mercado da Vila Rubim
  • Estação 26 – Bela Vista
  • Estação 27 – Ilha das Caieiras
  • Estação Kids 101 – Praça dos Namorados
  • Estação Kids 102 – Sicoob
  • Estação Kids 103 – SOE Jardim Camburi

Nova cultura no trânsito – No primeiro ano do projeto, mais de 55 mil pessoas se cadastraram como usuárias do Bike Vitória, realizando mais de 250 mil viagens, que ajudaram a evitar a emissão de 90 toneladas de carbono na cidade.
“O uso das bicicletas nesse primeiro ano do Bike Vitória foi equivalente a plantação de 650 árvores na cidade. Praticamente um bosque. E os números do projeto mostram que as pessoas têm utilizado o Bike Vitória como um novo sistema de transporte, não apenas para o lazer. Vitória tem caminhado na mesma direção que outras cidades do mundo, como Portland, nos EUA, e Amsterdam, que estimularam a bicicleta como meio de transporte no lugar do carro individual”, afirma o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Tyago Hoffmann, ressalta que esse caminho trará muitos benefícios para a cidade. “Precisamos pensar na mobilidade urbana considerando não apenas o veículo individual, mas também os outros modais, como o transporte público e a bicicleta. Com esse projeto estamos promovendo na nossa cidade qualidade de vida e saúde, além de fazer as pessoas repensarem sua mobilidade na cidade”, explica.

Homenagens – Os usuários que mais utilizaram o Bike Vitória neste primeiro ano de funcionamento foram homenageados durante a festividades. Eles receberam das mãos do prefeito de Vitória brindes dos patrocinadores Sicoob e Unimed, além de três meses de gratuidade no Bike Vitória.

Os homenageados que estavam presente na solenidade:

  • Marcos Antonio, de Itararé: fez 276 viagens;
  • Ronicleia Pereira Borges, do Centro: fez 283 viagens;
  • Marcos Johnathan Costa, de Santo Antonio: fez 290 viagens;
  • Denison dos Santos Carvalho, de Jardim Camburi: fez 337 viagens;
  • Patricia Alves da Cruz, deSanto Antonio: fez 351 viagens;
  • Carla Nunes, de Praia do Canto : fez 358 viagens;
  • Barbara Hantequestt, do Romão: fez 401 viagens;
  • Keffren Cezar Conceição, de Jardim da Penha: fez 473 viagens;
  • Adriana Rosa, de Santo Antonio: fez 493 viagens; e
  • Matheus Edgar de Oliveira, de Jardim Camburi: fez 409 viagens no primeiro ano do Bike Vitória.

Fonte: Prefeitura de Vitória

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização