25 de abril de 2024
Foto: Divulgação / Cine Pedal

Detran-DF traz para Brasília nova edição do Cine Pedal Brasil

Mostra de cinema gratuita movida a pedaladas percorre 10 cidades no Brasil e chega ao DF na próxima sexta-feira (18)

A cidade-satélite de Samambaia será palco nesta sexta-feira (18) da 2ª edição do Cine Pedal Brasil, mostra audiovisual itinerante, gratuito e ao ar livre, onde a energia necessária para a projeção dos filmes é gerada pelo próprio público, através do uso de bicicletas.

Promovida pelo Detran-DF, por meio do Núcleo de Programas Educativos de Trânsito (Nupet), a mostra contará com a com a exibição de curtas-metragens e do documentário Bike vs Cars, produzido pelo diretor e jornalista sueco Fredrik Gertten e trata da bicicleta como uma das possíveis soluções para tornar as grandes cidades mais sustentáveis.

Experiência interativa – O Cine Pedal Brasil é uma experiência interativa, colaborativa e inclusiva, onde o espectador é convidado a refletir sobre a sua relação com o consumo energético e a presença da tecnologia em sua vida. As bicicletas, ao serem pedaladas pelo público, produzem a energia limpa que alimenta todo o equipamento necessário à projeção cinematográfica. A energia humana se converte em cinética e mecânica, expondo em um só ato, um conceito avançado de sustentabilidade.

Além de gerar a energia necessária à realização do festival, o público será estimulado também, por meio da campanha de divulgação, a usar bicicletas como meio de transporte para ir ao evento, promovendo assim, também, a conscientização sobre a mobilidade urbana.

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, que podem ser de qualquer modelo. O festival também disponibiliza um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz, que será recebida por um equipamento condensador, que alinhará toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento. Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local.

Serviço

Cine Pedal Brasil

  • Dia: 18/08/2017 (sexta-feira)
  • Horário: 17:00 às 21:00 horas
  • Local: Estacionamento do Home Center Castelo Forte (confira mapa neste link)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização