28 de março de 2024
Foto: Alex Pazuello / Semcom

Fórum de Bicicletas Manaus discute papel da comunicação na sensibilização da sociedade

Em sua 6ª edição, evento organizado pelo grupo Pedala Manaus irá reunir praticantes da modalidade, formadores de opinião, estudantes e outros agentes envolvidos no universo das bikes

Terá início, na noite desta terça-feira, 22/8, o 6º Fórum de Bicicletas Manaus. Com o tema “Comunicação e bicicletas: Da sensibilização às pedaladas”, o evento, organizado pelo grupo Pedala Manaus, com apoio da Prefeitura de Manaus, vai reunir praticantes da modalidade, formadores de opinião, estudantes e outros agentes envolvidos no universo das bikes e que tenham relevantes contribuições para expor sobre o tema.

A abertura do evento será realizada pelo Pedala Manaus, às 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) – local onde ocorrerá o restante das apresentações e discussões do primeiro dia. Às 19h15, a programação terá a participação de um agente da Prefeitura de Manaus, seguida pela apresentação do tema “Bicicletas compartilhadas e a importância para a mobilidade”, a ser feita por um representante da Tembici. A noite terá ainda a presença de representantes da Colômbia, país sul-americano de referência na mobilidade urbana, e finaliza com roda de discussões.

O Fórum de Bicicletas faz parte da programação da Semana Municipal do Ciclista, que teve início no último fim de semana com o lançamento da campanha “Respeito ao Ciclista” e o projeto “De bike pelo Centro”. A programação encerrará na sexta-feira com um passeio ciclístico e show musical.

O apoio ao Fórum de Bicicletas está entre as ações da Prefeitura de Manaus para o fortalecimento da prática na cidade. A disponibilização de mais espaços dedicados à bicicleta como meio de transporte, lazer ou esporte e o constante diálogo com os grupos organizados têm sido mecanismos adotados pelo Município para eliminar os obstáculos à prática do ciclismo na cidade, posicionando a capital amazonense entre as localidades brasileiras que mais investem no modal.

Recentemente, o prefeito Arthur Virgílio Neto instituiu o Dia Municipal do Ciclista (25 de agosto) para reforçar essas ações.

Com o Fórum, tanto a Prefeitura de Manaus quanto o Movimento Pedala Manaus pretendem envolver os formadores de opinião e a imprensa em geral na discussão, com metas ousadas de trazê-los para a necessária sensibilização do público a um olhar mais carinhoso e cuidadoso para o tema. A sensibilização é vista pelos organizadores como o primeiro e grande passo para a consolidação da bicicleta como um poderoso instrumento de transformação das cidades.

“É uma oportunidade de reunir diversos segmentos da sociedade para discutir mobilidade sustentável, onde a bicicleta tem papel fundamental. Queremos nos utilizar dos atuais meios de comunicação, desse dinamismo das redes sociais, para propagar essa mensagem e fazer com que a bicicleta ganhe ainda mais espaço nas vidas das pessoas”, explicou o coordenador do grupo Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

Fonte: Prefeitura de Manaus

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização