18 de abril de 2024
Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Após paralisação, construção de ciclovia na EPTG é retomada

Máquinas da empresa responsável pelas intervenções voltaram ao trabalho esta semana para conclusão da fase de terraplanagem

Foram retomadas esta semana as obras de construção da ciclovia na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A empresa responsável pelas intervenções, que havia parado o serviço em 14 de julho, reiniciou a fase de terraplanagem.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) conseguiu a doação de 10 mil metros cúbicos de cascalho para a segunda camada de aterro necessária para finalizar o serviço. A falta de material foi um dos motivos que a empresa alegou para paralisar a construção.

Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

O DER-DF ainda receberá um cronograma atualizado da obra, mas a expectativa do órgão é que a previsão de entrega da ciclovia para o fim deste ano precise ser adiada. Serão 25,7 quilômetros de via — com três faixas —, nas marginais e no canteiro central da EPTG.

A intervenção foi orçada inicialmente em R$ 11.789.414,27, mas foi contratada pelo valor de R$ 8.213.684,92 por meio de concorrência pelo menor preço. O início das obras foi em 17 de maio.

Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

350 milhões de reais em mobilidade – A construção da ciclovia da EPTG faz parte de um conjunto de 12 obras em todo o DF para melhorar a mobilidade urbana na capital do País. O objetivo do governo de Brasília é dar maior fluidez ao trânsito, melhorar a qualidade do asfalto, proporcionar segurança na travessia de pedestres e aumentar a oferta para o tráfego de bicicletas.

Também fazem parte desse pacote de intervenções o Trevo de Triagem Norte, a Ligação Torto-Colorado e a passarela Nova Colina (em Sobradinho), além de outras duas ciclovias, na DF-290 (entre o Gama e a BR-040) e no Lago Oeste.

A ampliação de ciclovias também integra o Plano de Ciclomobilidade de Brasília, o +Bike, lançado pelo governo no dia 9. A novidade prevê a integração de outros transportes com as bicicletas públicas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização