23 de abril de 2024

Silca Tattico, a bomba de ar com Bluetooth que informa a pressão do pneu no smartphone

Voltada para o uso em bicicletas de estrada, nova bomba – com capacidade de até 120psi -, transmite as informações sobre a pressão do pneu para o celular do ciclista, com precisão de +/-2%

Poucos fabricantes de acessórios para bicicletas no mundo podem se dar ao luxo de especializar-se em uma única linha de produtos, como é o caso da Silca. Fundada em 1917 pelo italiano Felice Sacchi, a marca desde então comprometeu-se a ser referência mundial no desenvolvimento e produção de bombas de ar para bikes. Seu mais novo lançamento, promete facilitar a vida dos ciclistas de estrada e ciclocross, onde uma pequena diferença de pressão de ar nos pneus da bike pode significar um lugar no topo do pódio ou a frustração de não ter sido rápido o suficiente. 

A Silca Tattico Bluetooth, como o seu nome deixa explícito, conta com conectividade wireless para transmitir – com uma precisão de +/-2% -, informações sobre a pressão do ar no pneu.

Desenvolvida para uso em pneus de bicicleta de estrada, a nova bomba de ar é construída com um barril de alumínio 6061, conta com superfície emborrachada para uma melhor ergonomia e agarre.

Com capacidade para até 120 psi, a Silca Tattico Bluetooth conta com uma mangueira e cabeça escamoteáveis, que ficam recolhidas no interior da bomba quando não estão em uso. Este design evita que o movimento de bombear danifique a válvula da câmara de ar, além de proteger a cabeça contra impactos. 

Sua cabeça possui design compatível com válvulas do tipo Presta ou Schradder, sem a necessidade de adaptadores.

Cup Seal – Via de regra, bombas de ar utilizam anéis de borracha em seus êmbolos. embora simples e prática, esta opção perde eficiência quando o barril aquece durante o atrito causado pelo bombeamento, que se dilata e permite o vazamento de ar, resultando em perda de rendimento A solução encontrada pela Silca é a utilização de um tipo de copo flexível adaptativo, que se expande com o calor mantendo a eficiência em qualquer temperatura. O resultado é um rendimento por bombeada de até 10% se comparada a bombas de ar comuns.

Conectividade – Seu recurso mais interessante, sem dúvida, é a capacidade de transmitir em tempo real a pressão do pneu, através da conectividade Bluetooth. Para isto, a Silca Tattico conta com um aplicativo proprietário iGauge para smartphones Android ou iOS, que oferece na tela dois manômetros – um digital, de grandes dimensões e outro, analógico -, com incrementos de 0,5psi para uma maior precisão.

Para comunicar-se com o smartphone, a bomba conta com um pequeno transmissor alimentado por uma única bateria CR2030. 

A nova bomba de ar Silca Tattico Bluetooth será comercializada a partir do início do mês de setembro, ao preço médio de 120 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização