19 de abril de 2024
Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

Lago Norte reinaugura trilha ecológica Bomtempo neste fim de semana

Circuito de 26 quilômetros de extensão será entregue neste domingo (27), quando ocorrerá também o 25° Encontro de Grupos de Pedal do DF

Mais de 500 ciclistas de 25 grupos de pedaladas do Distrito Federal serão esperados por ocasião da reinauguração da Trilha Bomtempo, na região do Lago Norte, neste domingo (27). A trilha, que faz parte do projeto Ecotrilhas da região administrativa, conta com aproximadamente 26 quilômetros de extensão, possui nível médio de dificuldade e um circuito que proporciona uma bela vista panorâmica da cidade. Os ciclistas devem se concentrar às 7 horas no shopping Deck Norte, com saída programada para às 8 horas.

Tracklog da trilha

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/BomTempo_nova.gpx”]

Totalmente reestruturada, a trilha agora conta com sinalização e placas nas árvores, que identificarão as espécies com seu nomes científicos, explicando, com fotos e textos, dados sobre a fauna e a flora do Cerrado.

Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

Os ciclistas terão ainda a seu dispor QR Codes (da sigla em inglês Quick Response) — código lido por celulares para ser convertido em links — e o aplicativo GPS (Global Positioning System), que em português significa Sistema de Posicionamento Global, para facilitar a localização.

Segundo Marcos Woortmann, administrador do Lago Norte, essa forma de uso ajuda a preservar áreas públicas. “A beleza do Cerrado está nos detalhes. É por meio da educação — ao passar conhecimento sobre o nosso bioma — que incentivamos a prática da preservação. É necessário conhecer para valorizar”, diz.

Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

Recursos e outras trilhas – Além da Bomtempo, quatro trilhas fazem parte do projeto, uma delas já entregue e as demais ainda não inauguradas. São elas:

  • Pedra dos Amigos (já inaugurada)
  • Península do Lago Norte
  • Caliandras
  • Pamonhas

As trilhas Península e Caliandras serão abertas ao público, respectivamente, em 2 e 3 de setembro (sábado e domingo). A abertura dos circuitos faz parte da programação da Virada do Cerrado.

Ecotrilhas é uma parceria entre a Administração do Lago Norte, o Instituto Oca do Sol e o Banco do Brasil, que contribui com R$ 70 mil para o projeto. O recurso se destina a estudos de georreferenciamento, mapeamento, confecção de placas, oficinas de arte, educação e prevenção e combate a incêndios florestais.

Fonte: Agência Brasília, com edição de Vannildo Mendes

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização