25 de abril de 2024
Foto: Harysson Gomes / MTB Brasília

Óculos Uvex Sportstyle 202 Vario

Óculos esportivos do fabricante alemão contam com lentes fotocromáticas que variam a densidade  de acordo com as condições de iluminação ambiente e exclusiva tecnologia anti-embaçamento

No Brasil oficialmente há pouco mais de um ano, a marca alemã Uvex Sports é um dos mais conceituado fabricantes de óculos esportivos do mundo. Entre os diversos produtos que desembarcaram no país através, destaca-se o modelo Sportstyle 202 Vario, desenvolvido para o ciclismo e que conta com um diferencial em relação aos seus concorrentes: o uso de lentes fotocromáticas, que escurecem ou ou clareiam de acordo com as condições de iluminação ambiente.

Para conferir se a tecnologia funciona realmente, testamos os óculos por alguns meses. Confira o resultado:

O óculos ideal – Óculos esportivos vão muito além do mero aspecto estético. Seu uso no ciclismo não apenas protege os olhos contra os nocivos raios UVA e UVB, como também nos protegem contra choques mecânicos causados por poeira, partículas sólidas, insetos e até mesmo galhos de árvores quando pedalamos em trilhas de mountain bike. 

Atualmente, a maioria dos fabricantes oferece a opção de óculos com lentes intercambiáveis, que permitem serem utilizados tanto sob o sol quanto à noite. Por outro lado, estes modelos geralmente são mais caros e nem sempre permitem uma troca rápida e fácil, obrigando ainda o ciclista levar um par de lentes extras no caso de sua pedalada continuar noite adentro. 

A alternativa ideal seria, é claro, o uso de óculos que alterassem sua densidade de acordo com as condições de iluminação e a Uvex, líder mundial neste tipo de tecnologia,  disponibilizou no mercado sua linha Variotmatic de lentes fotocromáticas, da qual o Sportstyle 202 Vario faz parte, disponível no Brasil com preços a partir 990 reais.

Foto: Harysson Gomes / MTB Brasília
Foto: Harysson Gomes / MTB Brasília

Apresentação – Logo a primeira vista o Uvex Sportstyle 202 Vario impressionam por sua leveza. Com o peso total de apenas 23 gramas (20, de acordo com o fabricante), os óculos parecem flutuar sobre o rosto, graças também à ponte nasal em silicone, com nível de pressão ajustável. Suas hastes, semi-flexíveis, encaixaram-se perfeitamente no rosto, embora pessoas com o rosto mais fino possam não ter o mesmo nível de agarre, já que o Sportstyle 202 não conta com emborrachamento nas mesmas.

Seu design frameless permite um campo de visão periférica muito superior aos modelos com armação inteiriça, uma grande vantagem principalmente no pelotão do ciclismo de estrada, onde desviar a atenção da frente nem sempre é uma opção.

Quando corretamente ajustado, os óculos da Uvex mantém o suor longe das lentes, uma imensa vantagem para um cara que transpira feito uma caixa d’água como eu!

Tecnologia anti-fog – As lentes do Uvex Sportstyle 202 Vario contam com um revestimento especial que evita seu embaçamento sem prejuízo da qualidade ótica. De fato, mesmo em ambientes com calor intenso e alta umidade, os óculos raramente embaçaram. Ponto para a Uvex!

Proteção – O coração do Sportstyle 202 são suas lentes Variomatic que, de acordo com o fabricante, são capazes de filtrar até 78% da luz ambiente e 100% dos nocivos raios UVA, UVB e UVC.

Ativadas pela presença dos raios ultra-violeta, as lentes Sportstyle 202 levam cerca de 25 segundos para alterar sua densidade do incolor ao escurecimento total, sem a perda de contraste usualmente encontrada em óculos escuros de qualidade mediana. Embora possa parecer muito tempo, na prática este tempo ajuda ao cérebro adaptar-se à variação da luminosidade de forma praticamente imperceptível.

Além de eficaz, a tecnologia utilizada nas lentes garante uma visão totalmente sem distorções, mesmo com suas lentes curvas.

O único ponto contra é sua proteção mínima contra impactos. De acordo com o fabricante, os óculos Uvex Sportstyle 202 não são eficazes contra pancadas causadas por insetos e galhos de árvores.

Conclusão – Um óculos de design bem feito, extremamente leve e que, graças às suas características fotocromáticas, adapta-se a quaisquer condições de luminosidade sem perda de contraste.

Óculos Uvex Sportstyle 202 Vario

Conforto
Acabamento
Proteção UVA/UVB
Proteção contra choques mecânicos
Peso
Preço

Ótimo!

Óculos polivalente, leve e adaptável a quaisquer condições de luminosidade sem perda de contraste

Pontos positivos

  • Leveza;
  • Tratamento anti-embaçante;
  • Design frameless permite um maior campo de visão em relação a óculos com armações inteiriças;
  • Lentes fotocromáticas mantém níveis de contraste em todas as condições de luminosidade;
  • Dispensa a troca de lentes.

Pontos negativos

  • Dependendo do formato do rosto, a armação super flexível nem sempre permite um bom agarre;
  • Preço.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização