29 de março de 2024

Continental entra no mercado de motores para e-bikes

Novo motor da marca alemã conta com câmbio automático integrado e é compatível tanto com correntes metálicas quanto com correias dentadas, que dispensam lubrificação

Conhecida mundialmente como fabricante de pneus de alta performance, a Continental já há alguns anos diversifica sua produção com o desenvolvimento de correias de transmissão para bicicletas urbanas. Mirando mais a frente, a marca alemã anunciou o lançamento de seus primeiros motores elétricos para e-bikes, baseados na experiência adquirida por suas empresas subsidiárias na indústria automobilística.

Com apresentação oficial programada para o fim de setembro, por ocasião da feira Eurobike, a Continental desenvolveu dois novos modelos de motores de 48v, o Prime – voltado para o uso em bicicletas eletricamente assistidas convencionais – e o Revolution que, como seu nome deixa bem claro, introduz uma verdadeira revolução no mercado, sob a forma de um motor com câmbio integrado não sequencial e automático.

O novo motor utiliza uma tecnologia de engrenagens planetárias, que captam a velocidade do motor e a converte em torque, garantindo um melhor rendimento da pedalada. Além de funcionar de forma contínua, sem trancos ou interrupções abruptas, o sistema de transmissão automática do motor Revolution possui um range de 380%, similar ao alcançado por marchas convencionais de 2 x 11 velocidades.

Outra grande vantagem é sua leveza e resistência, capaz de suportar às mais adversas condições de trabalho, o que abre caminho para a futura instalação em bicicletas mountain bike.

Projetado para ser instalado em quadros de bicicleta especificamente projetados para ele, o novo motor Continental Revolution fica localizado na caixa de centro, concêntrico ao pedivela, distribuindo assim melhor o seu peso e garantindo assim uma melhor manobrabilidade. Outra vantagem em sua localização é a ausência do ‘tranco’ característico das e-bikes com motores localizados nos cubos das rodas. O novo motor é compatível tanto com correntes metálicas quanto com correias dentadas, que dispensam lubrificação.

De acordo com a Continental, simultaneamente com o lançamento dos novos motores será formulada também uma nova rede mundial de serviço técnico e garantia já em 2018, condição sine qua non para o sucesso em um mercado crescente e cada vez mais disputado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização