26 de abril de 2024

Ergon Bike apresenta selim de bicicleta com material inovador

Desenvolvido em parceria com a gigante química BASF, novo selim ST Core Ultra utiliza composto especial que aumenta o conforto do ciclista em um nível sem precedentes

Desde 1960, não vemos mudanças significativas na tecnologia do selim de bicicletas, sendo que a maioria dos modelos seguem um conceito padrão: trilhos – base do selim – forração – capa. A desvantagem deste modelo é que a base do selim desempenha um duplo papel: suporta a carga do ciclista e é, ao mesmo tempo, o assento, sendo a subestrutura para a forração, resultando em um assento rígido, pouco confortável.

Foi pensando nisto que a Ergon Bike, empresa alemã especializada em soluções de alta ergonomia para bicicletas, criou o ST Core Ultra, um revolucionário selim que utiliza um composto especial que aumenta o conforto do ciclista em níveis sem precedentes, sem criar resistência ao movimento da pedalada, algo indispensável no ciclismo de alta performance.

Criado em parceria com a BASF, maior empresa da indústria química mundial, o novo selim da Ergon utiliza a tecnologia TwinShell, com um núcleo ergonômico. Duas bases funcionam separadamente em um modelo sanduíche, fixadas em um arranjo flutuante de elastômero de alto desempenho, que funciona como amortecedor, fabricado com um composto denominado Infinergy, um poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) desenvolvido pela BASF. A base inferior possui a função de suportar carga, enquanto a base superior, que é flexível, sustenta a forração.

A nova espuma Infinergy da Basf possui características de alta elasticidade e memória física, retornando rapidamente ao seu formato original quando a pressão exercida sobre a sua superfície termina

Além de aumentar o conforto, tal conceito de design também permite uma forma totalmente nova de se pedalar com ergonomia. Assim, o isolamento da base do assento da base do suporte de carga permite que o selim siga os movimentos naturais do ato de pedalar em todas as direções.

A maior vantagem deste construção é a possibilidade de se combinar sistematicamente, pela primeira vez, a distribuição adequada de pressão pelos ossos, a ergonomia de um ato de pedalar eficiente, o excelente amortecimento de vibração e a pela proteção traseira ativa.

Espuma especial – Desenvolvido originalmente para a produção de calçados esportivos de alta performance da Adidas, o Infinergy é um tipo de espuma de poliuretano termoplástico expandido (E-TPU), que possui características especiais de alta elasticidade que está estabelecendo novos padrões em relação ao amortecimento, já que o material mantém suas propriedades mesmo sob carga contínua: assim que o impulso da pressão passa, a espuma volta a sua forma original.

Franc Arnold, fundador e CEO da Ergon, acredita que o novo selim ST Core Ultra representa uma grande conquista na indústria da bicicleta: “A ideia de um conceito de design usando a tecnologia TwinShell e um núcleo ergonômico já existe, mas nunca conseguimos encontrar um material adequado no mercado para implementar este projeto. Agora, o Infinergy da BASF excedeu nossas expectativas. Estou convicto de que a Ergon irá revolucionar a indústria de bicicletas com o seu ST Core Ultra”, afirma.

O novo selim Ergon Bike ST Core Ultra estará disponível na Europa e nos Estados Unidos a partir de fevereiro de 2018, nos tamanhos S/M (9-12 cm) e M/L (12-16 cm), ao preço sugerido de 149,95 dólares. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização