21 de outubro de 2017
Inicial | Notícias | Bicicletas | Scott Foil Disc 2018, a mais versátil bicicleta de estrada aero do mercado

Scott Foil Disc 2018, a mais versátil bicicleta de estrada aero do mercado

Aerodinâmica, baixo peso, tecnologia de ponta e anos de engenharia; conheça tudo sobre a nova bicicleta de estrada da marca suíça

Quanto mais tarde você frear, por mais tempo vai manter sua velocidade. Com este pensamento, os engenheiros da Unidade de Ciência da Aerodinâmica da Scott trabalharam duro nos últimos anos para trazer ao mercado o mais novo lançamento da marca suíça: a Foil Disc 2018. Com freios a disco e cockpit integrado Syncros, a nova Foil é a mais versátil bike de estrada aero do mercado.

Mas por que freio a disco? Atualmente as corridas são vencidas (ou perdidas) por milímetros e, um melhor poder de frenagem, resulta em vantagem sobre os concorrentes. Com freios a disco, o ciclista ganha confiança para manter a velocidade da sua bicicleta até o último momento possível, em todas as condições – conquistando, assim, preciosos segundos durante a prova.

Desta forma, a nova Foil Disc 2018 ganha em velocidade e desempenho não apenas pela aerodinâmica e transmissão de potência, mas também por sua excelente performance de frenagem. As linhas que você escolhe durante o pedal, a confiança na sua bike e a possibilidade de gerenciar sua velocidade com primazia garantem ao ciclista novas maneiras de economizar preciosos segundos – dando assim maior possibilidade de decidir uma corrida.

As novas Scott Foil Disc chegam com três modelos: Foil Premium Disc, Foil 10 Disc e Foil 20 Disc. Todas com o mesmo baixo peso (a partir de 7,25kg) já comprovado nas versões com sistema de freios tradicional, se mantendo entre as mais leves da categoria.

Mas as novidades não ficam apenas nos freios a disco. Abaixo você entende melhor cada um dos detalhes que tornam a Scott Foil Disc 2018 um sonho de consumo:

Garfo otimizado para disco – O garfo foi completamente redesenhado. Tudo para administrar as forças assimétricas do freio a disco e garantir um fluxo de ar perfeito em torno dos calipers. Para completar, o novo garfo possui roteamento interno dos cabos de freio e acomoda pneus de até 30c.

Padrão de eixos passantes – A Foil Disc 2018 possui eixos de 12mm na dianteira e na traseira, que vêm se tornando um padrão para bikes de estrada. A cabeça do eixo dianteiro possui 25mm de diâmetro. Isso proporciona uma superfície de contato maior entre o garfo e o eixo de modo a equilibrar a distribuição das forças de frenagem. No eixo traseiro, a cabeça permanece com 20mm, já que as cargas são menores. Em ambos os eixos a alavanca pode ser removida para  melhorar a aerodinâmica e a estética da bicicleta.

Transferência de potência – O movimento central PF86 permite uma ampla conexão com o downtube e o seattube cônico. O processo de fabricação em carbono patenteado pela Scott e sua disposição única das camadas de carbono resultam em um conjunto extremamente rígido – e muito leve.

Construção da zona de conforto – A Foil apresenta um seatstay baixo que, em combinação com seu novo formato modificado e ainda mais fino, proporciona uma experiência de pedalada mais suave, mesmo em estradas irregulares. O objetivo foi incrementar o conforto do ciclista enquanto pedala a Foil 2018.

Construção aerodinâmica – O headtube da Foil apresenta um perfil aero dos “pés à cabeça”: com propriedades de aerodinâmica excelentes, especialmente em ângulos de ataque mais baixos. A conexão entre o downtube e o headtube foi foi rebaixada e a transição entre o quadro e o garfo, otimizada. Estas alterações na construção do quadro removem o gap atrás da coroa do garfo, que causa estagnação de ar e aumento do arrasto aerodinâmico.

Efeitos parecidos vieram na área do seatstay: o seatstay rebaixado diminuiu o gap atrás do seattube, evitando assim a estagnação do ar e consequentemente o arrasto aerodinâmico.  

Gancheiras do câmbio traseiro – O quadro vem com duas versões de gancheiras: uma para câmbios traseiros tradicionais e outra para direct mount. Os câmbios direct mount são padrões atualmente adotados pela Shimano, disponíveis para os grupos Dura-Ace e Ultegra. A gancheira direct mount oferece mais espaço para remover a roda, o que torna o processo de trocas mais fácil e mais rápido.   

Cockpit Syncros Aero RR1.0 – O novo cockpit Syncros RR1.0 foi desenvolvido para funcionar em total integração com a nova Foil, potencializando a excelência aerodinâmica da bicicleta. As propriedades aerodinâmicas do avanço incluem o perfil F01 na parte horizontal do guião. Os cabos de freio, de câmbio (mecânicos e eletrônicos) e a caixa de conexão do Shimano Di2 estão totalmente integrados, o que assegura uma transição limpa e suave entre o cockpit e o quadro.

Outra grande vantagem da integração do cockpit é a possibilidade de ajustar perfeitamente as características de performance do carbono em uma estrutura sólida e funcional.

Canote de selim – Toda a linha Foil 2018 apresenta o sistema de aperto do canote do selim completamente integrado ao quadro, com uma transição perfeita entre o seat tube e o canote – maximizando a eficiência aerodinâmica. O canote segue a aerodinâmica do quadro e apresenta com um recuo de 5mm ou 20mm.

A linha 2018 da novíssima Scott Foil Disc ainda não tem data confirmada de lançamento no Brasil.

Galeria

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização