26 de abril de 2024
Foto: Divulgação

São Paulo inaugura serviço de carona em bicicleta elétrica

Serviço Bikxi pretende tirar as pessoas do congestionamento através de bicicletas elétricas tandems

Uma nova maneira de se deslocar pela cidade e chegar mais rapidamente ao seu destino, sem o stress do trânsito. Esta é a proposta do Bikxi, um novo sistema de transporte compartilhado, assim como um Über, mas que utiliza como veículo bicicletas elétricas tandems (para duas pessoas).

O nome, que mistura as palavras Bike e Táxi, traduz a ideia do novo serviço: Através de um aplicativo, o usuário informa a sua localização e o destino onde pretende ir. A plataforma então informa o caminho até o ponto de encontro da rota mais próxima, onde a bicicleta e o condutor (chamado de “Bixxer”) estará esperando para iniciar a jornada. Neste momento, ele entregará ao usuário do serviço um capacete e, uma vez embarcado na bike, poderá se decidir se prefere pedalar junto ou apenas ser levado pelo condutor.

Desenvolvida especialmente pela empresa para oferecer mais conforto ao passageiro e ao piloto, a bicicleta tandem utiliza assistência elétrica na pedalada, com motor instalado no cubo da roda dianteira. Além do capacete extra, é possível transportar pequenos volumes no bagageiro traseiro da bike, o que facilita a vida dos usuários que precisam transportar valises e objetos.

Foto: Divulgação

Disponível apenas em rotas com ciclovias e ciclofaixas, o serviço pode ser solicitado mediante um aplicativo compatível com as plataformas iOS (iPhone) e Android, que será disponibilizado até o fim deste mês. Enquanto isto, o serviço está acontecendo de graça em caráter de teste, nas rotas compreendidas entre as avenidas Faria Lima e Berrini; e Paulista – Vila Mariana.

Uma vez disponibilizado o aplicativo, as pedaladas serão cobradas pela distância percorrida e o pagamento feito através do próprio aplicativo, que também informa ao usuário a quantidade de CO2 que ele deixou de emitir em todas as corridas que fez com a bicicleta.

Serviço

Bikxi

  • Serviço: Trajetos de bicicleta elétrica dupla com piloto pelas ciclovias de São Paulo
  • Data de lançamento: Agosto/2017
  • Preço: Indefinido
  • Site: bikxi.com.br
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização