19 de abril de 2024

ConecTires, o dispositivo que monitora em tempo real os pneus de sua bike

Acessório desenvolvido pela Hutchinson transmite informações sobre a pressão do pneu, ocorrência de furos e até mesmo o nível de líquido selante em sistemas tubeless

Em plena era da tecnologia eletrônica embarcada no mundo ciclístico, um novo dispositivo lançado por ocasião da Eurobike promete revolucionar a maneira como interagimos com os pneus de nossas bicicletas.

Desenvolvido pelo fabricante de pneus francês Hutchinson, o ConecTires é um dispositivo de pequenas dimensões que, quando instalado no interior do pneu (mais especificamente na parte interna da válvula de ar) transmite informações em tempo real, via Bluetooth, como pressão do ar, nível do líquido selante, alerta sobre furos e até mesmo recomendações sobre a melhor pressão de ar para o tipo de terreno onde está ocorrendo a pedalada.

Essas informações são analisadas e armazenadas de forma automática em um aplicativo para smartphone.

Com o peso de apenas 12 gramas, o ConecTires não interfere na pedalada e é instalado no interior do pneu

De acordo com o fabricante, o sensor do ConecTires pesa menos de 12 gramas e utiliza 2 pequenas baterias. Uma vez instalado dentro do pneu, passa a transmitir, via Bluetooth or ANT+ as informações coletadas.

Ao ser utilizado pela primeira vez, o usuário informa ai aplicativo o pneu que está sendo utilizado (em um primeiro momento, apenas modelos da Hutchinson), além de outros parâmetros, como peso do ciclista e estilo de pilotagem. O aplicativo irá então checar a pressão dos pneus e sugerir alterações, se necessário.

O ConecTires utiliza duas pequenas baterias para funcionar

Monitoramento em tempo real – Comparado com manômetros de bombas de ar comuns, o ConecTires possui uma precisão inigualável de 0,01Bar e transmite as informações a cada segundo. Durante a pedalada, caso haja algum vazamento – ainda que mínimo – em decorrência de furos, o aplicativo emitirá um alerta, informando a quantidade de pressão de ar perdido com o ocorrido.

O sensor Hutchinson ConecTires tranmite informações em tempo real para o smartphone do usuário

Outro recurso interessante do novo dispositivo é sua capacidade de proporcionar dados de telemetria após a pedalada. Um pequeno sensor de aceleração no interior do ConecTires é capaz de identificar o grau de inclinação das subidas e descidas, de forma a determinar qual a pressão do ar mais indicada para a transposição de um trecho especifico da trilha.

Ainda em fase de protótipo, o Hutchinson ConecTires ainda não tem data de lançamento e preço previsto.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização