29 de março de 2024

Paquímetro Park Tool Digital Caliper DC-1

Fabricante estadunidense disponibiliza no Brasil ferramenta imprescindível em qualquer oficina mecânica de bicicleta

Presente em 9 a cada 10 oficinas mecânicas do ramo, a marca estadunidense Park Tool foi uma das primeiras no mundo a especializar-se no desenvolvimento e produção de ferramental específico para bicicletas.

Distribuídas oficialmente no Brasil pela Isapa, a marca disponibiliza entre outras especialidades, ferramentas de medição indispensáveis nas oficinas, como balanças, réguas, trena e, provavelmente o mais útil entre todos, um paquímetro digital, o Digital Caliper DC-1.

O paquímetro – Também chamado de craveira, o paquímetro – oriundo das palavras gregas: paqui (espessura) e metro (medida) – é um instrumento utilizado para medir com grande precisão a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. No ciclismo, são utilizados para a verificação do diâmetro de canotes de selim, movimentos centrais, caixas de direção e rolamentos, espessura das pastilhas e rotores de freio e dilatação da corrente, entre outras medições.

Em um universo onde frequentemente os padrões de peças e componentes são apresentados em medidas fracionadas em décimos e até mesmo em centésimos de milímetros, a precisão do instrumento de medição pode significar a diferença entre uma instalação bem realizada ou um eterna fonte de problemas. Desnecessário salientar que um bom paquímetro deve ser bem construído em um material que não se deforme com o calor, não deve possuir folgas e, acima de tudo, apresentar o resultado da medição de forma rápida e precisa.

O DC-1 possui display digital que pode ser visualizado no sistema métrico decimal (mm) ou em polegadas fracionárias
O DC-1 possui display digital que pode ser visualizado no sistema métrico decimal (mm) ou em polegadas fracionárias

Padrão Park Tool – Apresentado em um estojo protetor na tradicional cor ‘Azul Park Tool’, o paquímetro Digital Caliper DC-1 é construído a partir de uma régua móvel em aço inox com um display em plástico que fornece os resultados da medição, com uma precisão de +/- 0.02/0.001mm, mais do que suficiente para a maioria das tarefas em oficinas mecânicas de bicicletas.

O Digital Caliper DC-1 vem acondicionado em um estojo protetor
O Digital Caliper DC-1 vem acondicionado em um estojo protetor

Ao redor do display, encontram-se os botões físicos de liga/desliga, reset e de conversão mm/polegada fracionária. Como todo bom paquímetro, é possível utilizá-lo para medições de diâmetros interno, externo e de profundidade de peças, além de medições diferenciais (com o uso do botão reset). Em sua parte superior, há também a trava das escalas, na forma de um pequeno parafuso metálico.

O paquímetro da Park Tool fornece medições internas e externas das peças
O paquímetro da Park Tool fornece medições internas e externas das peças

Qualidade e precisão – Logo ao abrir a embalagem do Digital Caliper DC-1, percebemos tratar-se de um produto de fabricação terceirizada (rebranded), que recebeu uma customização com a cor azul na caixa do display e no estojo de armazenagem. Longe de ser incomum, esta prática também é utilizada por outros fabricantes e não necessariamente depõe contra sua qualidade, que é similar a outros modelos disponíveis no mercado brasileiro.

Se comparado a outros modelos de paquímetro como o SKF (analógico) e o Mitutoyo (digital), achei as escalas do DC-1 um tanto macias demais, escorregando dos dedos durante as medições, ao contrário dos outros modelos, que possuem uma pequena resistência no deslizamento, que impede erros durante o acionamento da trava. Por outro lado, não foram detectadas nenhum tipo de folga na ferramenta.

O display digital é alimentado por uma pequena bateria SR44 (fornecida), que fica encaixada em um slot na parte frontal, cuja tampa, na minha opinião, abre fácil demais com o manuseio, podendo danificar-se ou se perder com o uso.

Em uso, o paquímetro da Park Tool apresentou resultados similares aos obtidos nos modelos SKF e Mitutoyo.

Detalhe do parafuso de trava das escalas (ao centro e da tampa de acesso à bateria (canto superior esquerdo)

Custo x benefício – Comercializado no Brasil ao preço médio de 330 reais, o Park Tool DC-1 não é uma ferramenta barata, principalmente se comparado a similares comercializados no país como o Lee Tools 684132 e o ZAAS 10004, que são quase idênticos em funcionalidade e aparência, mas que custam a metade do seu preço. Embora mais barato que modelos topo de linha como o Mitutoyo, o Tesa e o Etalon, Sua compra justifica-se entretanto, caso seja adquirida sob a forma de kit ou pacote de ferramentas, ou pela garantia proporcionada pela marca e por seu distribuidor

Conclusão – Como praticamente todo produto da Park Tool, o paquímetro Digital Caliper DC-1 é uma ferramenta extremamente útil e de fácil utilização. Mecânicos amadores e pessoas com alguma dificuldade visual irão tirar proveito de seu display de tamanho avantajado e de fácil leitura, que fornece resultados rápidos e precisos.

Se não fosse seu preço alto seria a escolha lógica para qualquer oficina mecânica de bicicletas.

Paquímetro Park Tool Digital Caliper DC-1

Facilidade de uso
Precisão
Robustez
Preço

Muito Bom

Preciso e fácil de utilizar, mas seu preço alto ainda é um empecilho

Pontos positivos

  • Display de fácil visualização;
  • Fornece medidas externas, internas e de profundidade;
  • Precisão de +/- 0.02/0.001mm, suficiente para a maioria das tarefas em oficinas mecânicas de bicicletas;
  • Leve; 
  • Duração da bateria.

Pontos negativos

  • Fragilidade;
  • Preço alto, se comparado a similares encontrados nbo mercado brasileiro.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização