26 de abril de 2024

Glenmorangie Original, a bicicleta feita de ripas de barris de uísque escocês

Fabricante de bicicletas Renovo associa-se à famosa destilaria escocesa para construir quadros feitos a partir de barris usados na armazenagem do single malt mais popular de todos os tempos

Especialista na fabricação de quadros em madeira para bicicletas, a marca norte-americana Renovo costuma transformar esta matéria-prima em verdadeiras obras de arte sobre rodas com apelo ecológico. Seu mais novo lançamento confirma a regra, ao utilizar matéria-prima originalmente utilizada na armazenagem de um dos uísques single malt mais famosos do mundo.

Batizada de Glenmorangie Original, a nova bike da Renovo utiliza como material ripas de tonéis utilizadas na armazenagem e envelhecimento do uísque escocês homônimo.

Quando fabrica seu famoso uísque single malt de 10 anos, a Glenmorangie utiliza seus barris de carvalho e sapele (uma variedade do mogno) apenas duas vezes, ao contrário de outros fabricantes que os reaproveitam por até seis vezes. De acordo com a destilaria escocesa, a finalidade é preservar o sabor e o aroma da madeira na bebida.

Quando os barris atingem o término de sua vida útil para a destilaria, eles são desmontados e suas ripas são enviadas para a manufatura da Renovo, na cidade norte-americana de Portland, estado do Oregon. Cada quadro de bicicleta utiliza 15 ripas de madeira.

Para aproveitar ao máximo a matéria-prima, cada quadro segue o formato trapezoidal das ripas, algo bastante visível no formato dos tubos inferior e superior da bike. De todos os componentes do quadro, apenas os seatstays são sólidos. todo o restante é constituído de madeira oca, com espessura mais fina ao centro, para preservar a leveza e o conforto, e mais grossa nas junções, para aumento da resistência.

Componentes e preço – Construídas de forma semi-artesanal, com componentes de alta qualidade e numeração gravada a ouro em sua parte traseira, a Glenmorangie Original não é uma bicicleta para todos. Atualmente são disponibilizadas duas opções de grupos de componentes. A Launch Edition utiliza grupo transmissor Shimano Ultegra 6800 e rodas Velocity Aileron Comp não sai por menos de 6,9 mil dólares. Já a versão topo de linha, a Prestige Edition, utiliza o grupo eletrônico Shimano Dura-Ace Di2 e rodas Rolf Prima Hyalite Carbon, o que faz seu preço final pular para 11.450 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização