29 de março de 2024
Foto: Cris Alves / FS Fotografia

8ª edição do Shimano Fest confirma reação do mercado de bicicletas no Brasil

Maior festival de bicicleta da América Latina reunirá 2,2 mil lojistas de todo o Brasil a partir desta quinta-feira (14) para conhecer as novidades de mais de 200 marcas do setor, o dobro do ano passado

Dados do IBGE divulgados em agosto deste ano registram a população do Brasil em 207,7 milhões de pessoas. Em 2016, a frota nacional de bicicletas estava estimada em 70 milhões de unidades. Levando em conta esses números, é possível estimar que, na média, um em cada três brasileiros tem uma bike em casa. Os fatos, porém, mostram que essa proporção vai aumentar e manter a recuperação do setor, apesar do cenário de crise econômica dos últimos anos.

Segundo dados divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) em agosto de 2017 foram produzidas 72.321 bicicletas por suas associadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), volume 11,3% superior ao registrado em julho. Com as principais fábricas instaladas no PIM, o Brasil aparece em quarto lugar entre os principais produtores mundiais, atrás de China, Índia e Taiwan.

Marcas apresentam suas novidades – Foto: Fernando Siqueira / FS Fotografia

A importação de bicicletas em todo o território nacional totalizou, em agosto – segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), 14.174 unidades, volume 91,4% maior que o apurado em julho deste ano e 13,3% acima de agosto de 2016. A maioria das bicicletas importadas no período foi produzida basicamente na China, com 12.794 unidades, seguida de Taiwan (731 unidades) e Portugal (266).  O volume acumulado de exportações de janeiro a agosto totalizou 4.751 unidades, correspondendo a um crescimento de 34,1% ante o registrado em igual período de 2016.

Shimano Fest – A força desse mercado pode ser comprovada no Shimano Fest, que começa nesta quinta-feira (14) e vai até domingo (17), no Jockey Club de São Paulo. Considerado o maior evento de bike da América Latina, chega à oitava edição também apresentando crescimento. Com uma área 30% maior na área de exposição em relação ao ano passado, dobrou o número de marcas, passando para 200. Contará ainda 40 lojas com produtos à venda para o público, que é estimado em 25 mil pessoas nos quatro dias do evento.

Momento para fazer bons negócios – Foto: Fernando Siqueira / FS Fotografia

Os dois primeiros dias são exclusivos para os profissionais do setor. Estão credenciados 2,2 mil lojistas de todo o Brasil interessados em conhecerem as novidades e tendências apresentadas em primeira mão nos estandes da Arena Expo, e, claro, fazer bons negócios. O Shimano Fest contará com uma nova estrutura, coberta com 2.500 metros quadrados, para dar maior conforto a quem for conferir suas atrações, que além dos produtos terá destaques como competições de MTB, Criterium Road (Speed) e Ciclocross, shows palestras e food-trucks.

O Shimano Fest será das 10h às 20h nos três primeiros dias, enquanto no domingo as atividades têm início às 10h e término às 17h30. A entrada do público é gratuita e a organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições assistenciais.

Arena Expo – Foto: Fernando Siqueira / FS Fotografia

“O Shimano Fest será, mais uma vez, o principal ponto de encontro para os amantes do ciclismo. Seja para os profissionais da área que precisam estar por dentro dos lançamentos a fim de fechar bons negócios, ou para os entusiastas e atletas amadores, sempre ávidos por novidades das linhas de 2018. O evento, maior a cada ano, tem investimento, nesta edição 2017, de R$ 1,2 milhão”, afirma Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano.

Além da Shimano, líder mundial no mercado de componentes para bicicletas, estão confirmadas marcas como Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Audax, Oggi, Sense, Groove, Giant, Soul Cycles, Kode, GTSM1, Nathor, entre outras. Tanto as principais fabricantes de bikes, quanto as empresas que produzem os mais diversos tipos de acessórios para a prática do esporte – como peças, vestimenta, nutrição, entre diversos utensílios -, estarão na área de exposição para apresentar seus destaques para a próxima temporada. Além disso, 25 destas marcas inscreveram 45 produtos para concorrer ao Prêmio Melhores do Shimano Fest. A eleição será feita durante o evento por especialistas do setor e representantes da mídia.

Novidades eletrizantes – Entre as novidades do setor estão as E-Bikes, as bicicletas de pedalada assistida. Elas estarão em exposição com o grupo STePS E6000, para uso urbano e de lazer, e STePS E8000, com uso voltado para o mountain bike. A bicicleta elétrica já é uma realidade em muitos países e no Brasil está sendo realizado um forte trabalho por parte de várias marcas nacionais para que os benefícios desta tecnologia estejam acessíveis cada dia mais aos amantes da bike.

E-bike equipada com componentes Shimano Steps – Foto: Divulgação

Além das E-Bikes e outras novidades para 2018, a Expo terá ainda o test-ride, com 18 das marcas confirmadas na exposição, em uma pista especial e desafiadora, com trechos planos, subidas e descidas, proporcionando que os novos modelos sejam bem testados. A programação da Expo terá também palestras e treinamentos, tanto para profissionais do mercado, quanto para o público em geral.

Eventos internacionais no País – O crescimento do Shimano Fest vem de encontro ao do mercado de bikes no Brasil, que crescia anualmente 15% em média até 2012, mas também sentiu os efeitos da crise enfrentada pelo País nos últimos anos. Agora, dá sinais de reação. Mais do que isso, o Brasil tem se mostrado, cada vez mais valorizado no cenário mundial da bicicleta. Nunca o País foi tão forte na realização de eventos de nível internacional.

Entre os eventos de destaque no calendário internacional, o Brasil será sede do Velo-City Rio 2018, um Fórum Mundial da Bicicleta com enfoque na mobilidade, que terá uma prévia em duas mesas redondas durante o Shimano Fest, assim como duas competições mundiais: em outubro de 2018, a final da Copa do Mundo de XCE – Cross Country Eliminator, em local a ser definido, que pela primeira vez será realizada na América Latina, e em julho de 2019 uma etapa do Campeonato Mundial 24 Horas de Mountain Bike Solo, com a participação de atletas de 70 países, na cidade de Costa Rica, distante 375 quilômetros de Campo Grande (MS), o primeiro Mundial de MTB no Brasil.

Praça de alimentação – Foto: Fernando Siqueira / FS Fotografia

Muitas atrações – O Shimano Fest ampliou a estrutura de 2016 mantendo as mesmas áreas que fizeram sucesso no último ano, quando recebeu mais de 20.500 visitantes. São elas: Arena Expo, Espaço Mulher, Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility. Não esquecendo o espaço gastronômico, que foi aumentado e terá 30 food-trucks e food-bikes.

Exposição de bicicletas e produtos das principais marcas nacionais e internacionais, test-ride, competições com atletas olímpicos, o tradicional Desafio Mecânico, shows, palestras, atividades segmentadas para mulheres e crianças, passeios, brindes e uma vivência integral do universo que envolve o pedal, como ferramenta de mobilidade urbana, serão destaque nos quatro dias do evento. Quem for de bike terá um bicicletário à disposição com capacidade para 500 bikes.

Transmissão ao vivo no domingo – As principais atrações do domingo (17) serão mostradas ao vivo por Live Streaming, em uma parceria inédita com a empresa Xtream Sports, e poderão ser acompanhadas pela fan page da marca.

Como chegar – O Jockey Club de São Paulo tem fácil acesso pela ciclovia do Rio Pinheiros, ciclovia da Av. Lineu de Paula Machado ou pela ciclofaixa de lazer no domingo (ciclofaixa passa em frente e ao lado do Jockey). O Shimano Fest terá bicicletário disponível (capacidade para mais de 500 bicicletas). As estações de trem mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.

Serviço

Shimano Fest 2017

  • Data: 14 e 15 (exclusivos para profissionais do mercado) e 16 e 17 de setembro (festival aberto a todos) 
  • Horário: quinta a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 17h30
  • Local: Jockey Club de São Paulo
  • Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim
  • Entrada: Gratuita. A Shimano pede doação de 1 kg de alimento não perecível para entidades assistenciais. Colabore!
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização