19 de abril de 2024

UFRJ inaugura sistema de bicicletas compartilhadas no campus do Fundão

No total, 60 bicicletas serão disponibilizadas para alunos e servidores da instituição de ensino, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurou nesta terça-feira (12) seu sistema de compartilhamento público de bicicletas, o programa Integra UFRJ, iniciativa do Fundo Verde da universidade em parceria com a empresa de tecnologia Serttel. Ao todo, 60 bicicletas serão distribuídas em oito estações espalhadas pelo campus Cidade Universitária, no Fundão, que atualmente possui 6 km de ciclovias.

Em princípio, o uso das bicicletas será restrito aos estudantes e servidores da universidade, vinculado à matrícula de cada um na UFRJ. O acesso ao Integra UFRJ será controlado por um aplicativo de celular, compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Cada deslocamento usando as bikes terá duração máxima de 40 minutos até que ela seja entregue em uma estação e o sistema libere uma nova viagem.

Além das bicicletas, até o final do ano, ainda como parte de projeto, a universidade receberá também dois automóveis elétricos de uso compartilhado, da marca Hitech Electric, com capacidade para quatro passageiros e autonomia de 120 km. Os veículos poderão ser usados por até 3h para deslocamento dentro do campus. Tanto os carros quanto as bicicletas estarão disponíveis para uso de segunda a sexta, exceto feriados, das 6h às 22h.

Fonte: UFRJ, por Dona Comunicação

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização