29 de março de 2024

Britânico cria bicicleta que utiliza madeira reaproveitada como matéria-prima

Componentes como coroas, guidão, corrente, e pedais também são reaproveitados de bicicletas antigas

Bicicletas com quadros em madeira ou bambu não são mais nenhuma novidade. Porém. o designer britânico Rowan Tindale se especializou na criação de modelos que utilizam como matéria-prima madeira reaproveitada de barcos pesqueiros.

Nascido em Brighton, região costeira no sul da Inglaterra com uma forte economia baseada na pesca, Tindale percebeu o potencial da madeira utilizada anteriormente na construção de barcos e outros itens marinhos para a construção de quadros e reboques de bicicletas.

Construídos de forma totalmente sustentável, os quadros são confeccionados de forma totalmente artesanal e utilizam colas e resinas ecológicas na sua montagem e acabamento. Componentes como coroas, guidão, corrente, e pedais também são reaproveitados de bicicletas antigas.

Batizada de Sustrans, a bicicleta possui um design simples e tradicional, mas sem descuidar do acabamento e da estética e conta com um reboque especial, construído no mesmo material, para ajudar no transporte de bagagem. De acordo com seu criador, este modelo de bicicleta tem potencial para ser produzido de forma mais econômica do que modelos convencionais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização